A CONCEPÇÃO PEDAGÓGICA CONSTRUTIVISTA-MODERNA REFERENCIADA AO TREINO TÉCNICO-DESPORTIVO DE JOVENS TENISTAS

Carlos Adelar Abaide Balbinotti, Adroaldo Gaya, Alexandre Marques, Marcos Alencar Abaide Balbinotti

Resumo


O presente estudo apresenta a concepção pedagógica construtivista-moderna, com o objetivo de fundamentar a ação pedagógica do treinador no processo de treino técnico-desportivo de jovens tenistas. Trata-se de uma concepção pedagógica que procura romper com a orientação tradicional que, por seguir modelos adultos, caracteriza-se por uma atividade de treino especializada precocemente. Os princípios orientadores pressupõem a integração entre educação intelectual e corporal, além de priorizar a atividade do jovem tenista na construção de seu próprio
conhecimento.

ABSTRACT

The present study presents the modern constructivism pedagogia conception, with the objective of basing the trainer's pedagogic action in the process of young tennis players technician-sport training. It is a pedagogic conception that tries to break with the traditional
orientation that, for following adult models, it is characterized by an activity of early specialized training. The guides beginnings presupposes the integration among intellectual and corporal education, besides
prioritizing the young tennis player activity in the construction of its own knowledge.


Texto completo:

PDF

Apontamentos

  • Não há apontamentos.


Direitos autorais 2017 Revista Perfil

Licença Creative Commons
Este obra está licenciado com uma Licença Creative Commons Atribuição-NãoComercial-CompartilhaIgual 4.0 Internacional.

Programa de Pós-Graduação em Ciências  do Movimento Humano. Escola de Educação Física. Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS)