A PRÁTICA DA EDUCAÇÃO FÍSICA NA ESCOLA PRIVADA DE ENSINO MÉDIO DE CAXIAS DO SUL/RS — A PERSPECTIVA DO PROFESSOR

Carlos Gabriel Gallina Bonone, Vicente Molina Neto

Resumo


Este trabalho foi realizado com professores de Educação Física nas escolas particulares de Ensino Médio de Caxias do Sul/RS. É de corte qualitativo, descritivo e predominantemente etnográfico. A principal questão foi: Como o professor de Educação Física constrói sua prática docente nas escolas particulares de Ensino Médio de Caxias do Sul? Na primeira parte encontram-se os referenciais teóricos e decisões metodológicas. A segunda trata da interpretação das informações, obtidas através de observações de aulas, de entrevistas semiestruturadas, de anotações em diário de campo e de análise documental. As informações geraram dez categorias de análise divididas em três blocos temáticos.

ABSTRACT

This work was done with Physical Education professors in private  secondary schools of the city of Caxias do Sul, RS, Brazil. It is a qualitative, descriptive and predominantly ethnographic work.The main question is: How does the Physical Education professor build his/her teaching practice in private secondary schools of Caxias do Sul? In the first part, there are theoretical references and methodological decisions. The second part addresses the interpretation of the information, which were obtained through classes' observations, semi structured interviews, and documental analysis. The information have generated ten categories divided into three thematic blocks.


Texto completo:

PDF

Apontamentos

  • Não há apontamentos.


Direitos autorais 2017 Revista Perfil

Licença Creative Commons
Este obra está licenciado com uma Licença Creative Commons Atribuição-NãoComercial-CompartilhaIgual 4.0 Internacional.

Programa de Pós-Graduação em Ciências  do Movimento Humano. Escola de Educação Física. Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS)