CONHECIMENTOS DOCENTES, FORMAÇÃO INICIAL E COMPONENTES FÍSICO-NATURAIS DO ESPAÇO NA GEOGRAFIA ESCOLAR

Eliana Marta Barbosa de Morais

Resumo


O que os professores precisam saber para ensinar? Quais as contribuições da formação inicial em Geografia para a atuação docente? Quais conhecimentos os professores de Geografia têm considerado fáceis ou difíceis de serem ensinados?  É com o intuito de refletir sobre esses questionamentos, amparados em teóricos que tem discutido os conhecimentos docentes, que nos propusemos compreender como tem sido encaminhado o ensino dos componentes físico-naturais do espaço na Geografia Escolar. Assentado em metodologia do tipo qualitativa e na realização de questionários com professores de Geografia, que atuam nas redes estaduais e municipais de Goiânia, verificamos a existência de dificuldades no ensino dos componentes físico-naturais do espaço na Educação Básica. Elementos em torno da relação professor aluno, da mediação docente, da abordagem do cotidiano e do trabalho com os conhecimentos didáticos do conteúdo na formação inicial podem qualificar a formação de professores para a sua futura atuação profissional.


Palavras-chave


Componentes físico-naturais; Ensino de Geografia; Formação inicial.

Texto completo:

PDF


DOI: https://doi.org/10.22456/1982-0003.97582

Indexadores


Apoio