CONHECIMENTOS DOCENTES, FORMAÇÃO INICIAL E COMPONENTES FÍSICO-NATURAIS DO ESPAÇO NA GEOGRAFIA ESCOLAR

Autores

DOI:

https://doi.org/10.22456/1982-0003.97582

Palavras-chave:

Componentes físico-naturais, Ensino de Geografia, Formação inicial.

Resumo

O que os professores precisam saber para ensinar? Quais as contribuições da formação inicial em Geografia para a atuação docente? Quais conhecimentos os professores de Geografia têm considerado fáceis ou difíceis de serem ensinados?  É com o intuito de refletir sobre esses questionamentos, amparados em teóricos que tem discutido os conhecimentos docentes, que nos propusemos compreender como tem sido encaminhado o ensino dos componentes físico-naturais do espaço na Geografia Escolar. Assentado em metodologia do tipo qualitativa e na realização de questionários com professores de Geografia, que atuam nas redes estaduais e municipais de Goiânia, verificamos a existência de dificuldades no ensino dos componentes físico-naturais do espaço na Educação Básica. Elementos em torno da relação professor aluno, da mediação docente, da abordagem do cotidiano e do trabalho com os conhecimentos didáticos do conteúdo na formação inicial podem qualificar a formação de professores para a sua futura atuação profissional.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Downloads

Publicado

19-11-2019

Como Citar

MORAIS, E. M. B. de. CONHECIMENTOS DOCENTES, FORMAÇÃO INICIAL E COMPONENTES FÍSICO-NATURAIS DO ESPAÇO NA GEOGRAFIA ESCOLAR. Para Onde!?, Porto Alegre, v. 12, n. 2, p. 290–298, 2019. DOI: 10.22456/1982-0003.97582. Disponível em: https://seer.ufrgs.br/index.php/paraonde/article/view/97582. Acesso em: 25 abr. 2025.