PRÁTICA PEDAGÓGICA PARA O ENSINO DE GEOGRAFIA FÍSICA A PARTIR DA LITERATURA: PROPOSIÇÕES INTRODUTÓRIAS

Autores

DOI:

https://doi.org/10.22456/1982-0003.97536

Palavras-chave:

Prática Pedagógica, Ensino de Geografia Física, Literatura.

Resumo

A proposta visa contribuir no que tange as pesquisas realizadas acerca do ensino de Geografia Física e Literatura e suas metodologias de ensino, focando no processo, além de mostrar as carências existentes no que tange essa temática, para assim motivar outras pesquisas a serem realizadas. Além disso, a metodologia conta com constante revisão de literatura para embasamento teórico a respeito das questões mais pertinentes abordadas, como os conceitos de currículo, políticas educacionais, Geografia Física com ênfase em temáticas físicas e ambientais e práticas pedagógicas para o Ensino de Geografia. Abordar a questão do Ensino de Geografia Física e temáticas ambientais é muito importante para a compreensão dos fenômenos físicos e ambientais presentes no espaço geográfico, e na escola é necessário que o ensino dessas temáticas seja de fato significativo. Como considerações da pesquisa, é entendido que a presente proposta é de tamanha importância não só ao Ensino de Geografia como também para a Geografia Física no âmbito escolar. Utilizar de linguagens alternativas como a Literatura pode potencializar o processo de ensino e aprendizagem dos alunos, seja em qual etapa escolar for, pois proporciona entendimentos de forma significativa e em conjunção com a realidade.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Gabriela Klering Dias, Instituto de Geociências Universidade Estadual de Campinas

Licenciada em Geografia pela Universidade Federal de Pelotas (UFPel). Mestranda do Programa de Pós-Graduação em Geografia da Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP). Bolsista de Mestrado pelo CNPq. Trabalha em suas pesquisas através do Ateliê de Pesquisas e Práticas no Ensino de Geografia (APEGEO). Tem experiência na área de Geografia, com ênfase em Ensino de Geografia, Cartografia Escolar e linguagens.

Downloads

Publicado

2019-11-19