PRÁTICA PEDAGÓGICA PARA O ENSINO DE GEOGRAFIA FÍSICA A PARTIR DA LITERATURA: PROPOSIÇÕES INTRODUTÓRIAS

Gabriela Klering Dias, Liz Cristiane Dias

Resumo


A proposta visa contribuir no que tange as pesquisas realizadas acerca do ensino de Geografia Física e Literatura e suas metodologias de ensino, focando no processo, além de mostrar as carências existentes no que tange essa temática, para assim motivar outras pesquisas a serem realizadas. Além disso, a metodologia conta com constante revisão de literatura para embasamento teórico a respeito das questões mais pertinentes abordadas, como os conceitos de currículo, políticas educacionais, Geografia Física com ênfase em temáticas físicas e ambientais e práticas pedagógicas para o Ensino de Geografia. Abordar a questão do Ensino de Geografia Física e temáticas ambientais é muito importante para a compreensão dos fenômenos físicos e ambientais presentes no espaço geográfico, e na escola é necessário que o ensino dessas temáticas seja de fato significativo. Como considerações da pesquisa, é entendido que a presente proposta é de tamanha importância não só ao Ensino de Geografia como também para a Geografia Física no âmbito escolar. Utilizar de linguagens alternativas como a Literatura pode potencializar o processo de ensino e aprendizagem dos alunos, seja em qual etapa escolar for, pois proporciona entendimentos de forma significativa e em conjunção com a realidade.


Palavras-chave


Prática Pedagógica; Ensino de Geografia Física; Literatura.

Texto completo:

PDF


DOI: https://doi.org/10.22456/1982-0003.97536

Indexadores


Apoio