A BIOGEOGRAFIA E A TEMÁTICA DA DIVERSIDADE CULTURAL NA EDUCAÇÃO SUPERIOR: CONTRIBUIÇÕES DA ECOLOGIA DE SABERES NA FORMAÇÃO DE PROFESSORES(AS) DE GEOGRAFIA

Ivan de Matos e Silva Junior, Rosiléia Oliveira de Almeida

Resumo


A formação de professores(as) para a diversidade cultural tem sido uma prerrogativa curricular que vem sendo lembrada com a obrigatoriedade da Lei 11.645/08, que busca, por sua vez, dar conta da história e cultura afro-brasileira e indígena. Na Geografia, essa temática encontra aderência nos estudos da geografia humana, enquanto que na geografia física, especialmente na biogeografia, o tema da diversidade cultural não tem sido adotado a contento, por conta do seu comprometimento com hermenêuticas cientificistas, em que a dimensão cultural estabelece relação de sinonímia com a ideia de um homem universal, expressa geralmente a partir das ações antropogênicas. Desse modo, o presente artigo visa apresentar contribuições teóricas da ecologia de saberes para a formação de professores(as) de Geografia, no âmbito das temáticas biogeográficas referendadas na diversidade cultural. Diante desse contexto, o presente artigo que é um dos resultados de pesquisa que vendo sendo realizada em nível de doutoramento, constitui-se como uma reflexão teórico-empírica que emergiu durante ação extensionista envolvendo estudantes, egressos e professores(as) de Geografia e Biologia. Dentre alguns resultados do estudo, reconheceu-se que a biogeografia tem forte potencial em  incorporar a temática da diversidade cultural, a partir do processo de reconhecimento e visibilização de saberes e experiências dos povos originários que apresentam formas particulares de compreensão do mundo vivo em sua dimensão espaço-temporal; ajuda na superação do cientificismo no ensino de biogeografia na formação inicial e continuada de professores(as), ao mesmo tempo que assinala a importância da afirmação desses saberes como forma de superação do epistemicídio e do etnocídio.


Palavras-chave


Biogeografia. Ecologia de Saberes. Formação de Professores. Educação Intercultural. Ensino Superior.

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DOI: https://doi.org/10.22456/1982-0003.97534

Para Onde!? / ISSN 1982-0003  / DOI https://doi.org/10.22456/1982-0003

Revista do Programa de Pós-Graduação em Geografia - Instituto de Geociências - Universidade Federal do Rio Grande do Sul


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