EU CONHEÇO O MEU LUGAR DE VIVÊNCIA? UMA PROPOSTA DIDÁTICO-PEDAGÓGICA A PARTIR DA PLATAFORMA IBGE CIDADES

Joseane Gomes de Araújo, Humberto Cordeiro Araujo Maia

Resumo


O presente artigo tem por objetivo apresentar uma proposta didático-pedagógica que possibilite aos alunos conhecerem as múltiplas dimensões e noções geográficas do lugar de vivência a partir das representações disponíveis na plataforma IBGE cidades e da rede social “Instagram”. Destacamos, desta forma, que a presente proposição emerge no contexto da Geografia escolar e do Ensino de Geografia, com uma estratégia para atender às atuais demandas da cultura escolar no conjunto das Tecnologias Digitais da Informação e Comunicação (TDIC’s). Para compreender tais questões, propor-se-á desenvolver uma análise bibliográfica e teórica sobre a temática, a partir de problematizações e inquietações que surgem de nossas práticas como professores da educação básica e também da educação superior, seguindo com a elaboração da proposição pedagógica. Compreendemos, portanto, que o uso das TDIC´s no ensino de Geografia, mais especificamente o uso da rede social “Instagram”, podem ser consideradas importantes dispositivos de ensino e aprendizagem das temáticas vinculadas ao lugar de vivência, possibilitando o desenvolvimento do raciocínio geográfico.


Palavras-chave


Ensino de Geografia. Tecnologias Digitais da Informação e Comunicação. Instagram. IBGE Cidades. Lugar de Vivência.

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DOI: https://doi.org/10.22456/1982-0003.97520

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