ENSINO DE GEOGRAFIA E EDUCAÇÃO AMBIENTAL MEDIADO PELO O USO DE TEXTUALIDADES IMAGÉTICAS (ORBITAIS) EXTRAÍDAS DO GOOGLE EARTH

Luiz Martins Junior, Marcos Vinicius Campelo Junior, Marcia Vidal Candido Frozza

Resumo


Neste artigo são analisadas a relevância e potencialidades da sequência didática (SD) com foco específico na utilização de textualidades imagéticas do Google Earth e temática Educação Ambiental adotada em uma escola pública de Campo Grande (MS). O planejamento, construção e aplicação da SD tem caráter qualitativo, com delineamento empírico experimental. As imagens selecionadas mostram o lixão da cidade e a ocupação progressiva das áreas habitadas. Por meio delas, buscou-se identificar a aprendizagem com mudança conceitual e a superação de situações-limite dos estudantes no enfrentamento de problemas socioambientais encontrados em seu cotidiano. Dentre os resultados, foi possível constatar que a SD contribuiu não só para a construção e profusão dos conceitos geográficos, mas também se revelou como potencial ferramenta didático-pedagógica na Educação Ambiental.


Palavras-chave


Ensino de Geografia

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DOI: https://doi.org/10.22456/1982-0003.97303

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