A IMPORTÂNCIA DA PAISAGEM NA LEITURA DAS ESPACIALIDADES

Autores

  • Lânderson Antóra Barros Universidade Federal do Rio Grande do Sul http://orcid.org/0000-0002-7538-7604
  • Antonio Carlos Castrogiovanni Universidade Federal do Rio Grande do Sul
  • Christiano Corrêa Teixeira Universidade Federal do Rio Grande do Sul

DOI:

https://doi.org/10.22456/1982-0003.97266

Palavras-chave:

Paisagem. Arranjo Espacial. Forma. Lugar.

Resumo

A pesquisa desenvolvida buscou, inicialmente, refletir e (re)textualizar os conceitos de Paisagem através do olhar de diferentes autores. Em um segundo momento procura responder provisoriamente às questões: a Paisagem é informação ou conhecimento? Como transformar a Paisagem em conhecimento espacial? O empírico visto é a Paisagem ou já é abstração? É uma pesquisa de caráter exploratório com reflexão coletiva que se aproxima de uma pesquisa-ação.  A leitura é feita a partir dos princípios hologramático e dialógico da Complexidade. Avaliar as diferentes espacialidades inseridas em temporalidades são fundamentais para que os sujeitos professores possam transformar a Paisagem num refletir a geograficidade existente nos diferentes locais A percepção da Paisagem encaminha para a leitura de espacialidades que revelam os elementos que a compõem: localização, forma, arranjos espaciais, escalas e lugares, (re)construídos e interagidos, contidos em uma parte do espaço que representa o todo, onde a soma das partes é mais que o todo. Assim, parece ser fundamental considerar a dinâmica sócio espacial que envolve os aspectos visíveis e invisíveis, implícitos e explícitos, que falam ou silenciam, de acordo com as subjetividades geográficas do olhar dirigido pelos sujeitos às paisagens, procurando não separar sujeito do objeto percebido. Neste artigo apresentamos algumas das questões já respondidas por esta pesquisa.

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Biografia do Autor

Lânderson Antóra Barros, Universidade Federal do Rio Grande do Sul

Doutorando no Programa de Pós-Graduação em Geografia da Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS). Mestre em Geografia pela Universidade Federal de Santa Maria - UFSM e Licenciado em Geografia pela Universidade Federal de Pelotas, atualmente cursa o 5º ano do curso de Bacharelado em Direito pela Universidade Federal de Pelotas. Já atuou como professor no município de Pelotas nos anos de 2013 e 2014. Foi professor substituto na Universidade Federal de Pelotas nos anos de 2015 e 2016 ministrando as disciplinas de Antropologia Ecológica (I e II) e Ecologia dos Sistemas. Tem experiência na área de Geografia, com ênfase em Geografia e Ensino, atuando principalmente nos seguintes temas: geografia e ensino e as novas tecnologias, formação de professores, educação geográfica, educação do campo e meio ambiente. 

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Publicado

19-11-2019

Como Citar

BARROS, L. A.; CASTROGIOVANNI, A. C.; TEIXEIRA, C. C. A IMPORTÂNCIA DA PAISAGEM NA LEITURA DAS ESPACIALIDADES. Para Onde!?, Porto Alegre, v. 12, n. 2, p. 39–48, 2019. DOI: 10.22456/1982-0003.97266. Disponível em: https://seer.ufrgs.br/index.php/paraonde/article/view/97266. Acesso em: 24 abr. 2025.