O SOM DA VIOLA “INVOCANO” UM SENTIMENTO TOPOFÍLICO CAIPIRA

Autores/as

  • Denis Rilk Malaquias Universidade Federal de Goiás

DOI:

https://doi.org/10.22456/1982-0003.93898

Resumen

É habitual alguém ouvir o som de uma viola ponteando e sua imaginação se remeter instantaneamente a imagens do campo em sua mente, especialmente para aqueles que tiverem alguma vivência rural. E, não por acaso, o lugar vivenciado pelo caipira sempre foi memorado com certo afeto nas suas canções. Para tentarmos entender esse apreço do cancioneiro caipira pelo seu sertão, utilizaremos ferramentas baseadas numa perspectiva geográfica para analisar essa afeição do caipira pelo seu lugar, esse sentimento é denominado por Tuan (1980) como topofilia. Mesmo entre aqueles personagens urbanos que de uma forma ou de outra se encantaram com o som da viola e tomaram o instrumento como bandeira, o sentimento topofílico caipira desses violeiros pode ser percebido na vida e obra dos mesmos, nas variadas narrativas acompanhadas ao som da viola.

Descargas

Los datos de descargas todavía no están disponibles.

Publicado

2019-09-12

Cómo citar

MALAQUIAS, D. R. O SOM DA VIOLA “INVOCANO” UM SENTIMENTO TOPOFÍLICO CAIPIRA. Para Onde!?, Porto Alegre, v. 12, n. 1, p. 81–100, 2019. DOI: 10.22456/1982-0003.93898. Disponível em: https://seer.ufrgs.br/index.php/paraonde/article/view/93898. Acesso em: 28 abr. 2025.

Número

Sección

Artigos