METROPOLIZAÇÃO DO ESPAÇO E IN-SEGURANÇA: REDES DE VIGILÂNCIA E MONITORAMENTO NA CONSTITUIÇÃO DE UMA “MEGARREGIÃO DE CONTROLE”

Autores

  • Felipe Rangel Tavares Professor da Universidade Veiga de Almeida e Doutorando do Programa de Pós-Graduação em Geografia e Meio Ambiente da PUC Rio.

DOI:

https://doi.org/10.22456/1982-0003.91845

Palavras-chave:

Metropolização, Insegurança, Megarregião, Redes.

Resumo

A metropolização do espaço é um processo político e, portanto, constituído de relações de poder. Tais relações, no âmbito da metropolização, podem ser analisadas a partir da tríade homogeneização-fragmentação-hierarquização, destacando-se esta última para focalizar os dispositivos, técnicas e estratégias de segurança que tem papel fundamental na formação das megarregiões e na sustentação de seus centros de poder - indispensáveis à governança metropolitana. Neste sentido, se Rio de Janeiro e São Paulo constituem uma megarregião e, se as funções de direção e comando dos centros de poder distinguem-se pelo grau de hierarquia, cabe-nos questionar como essas “megarregiões de controle” se constituem e se impõem sobre outras frações do espaço.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Downloads

Publicado

2019-04-27