DESENCONTROS E DESENCANTOS DA FUNÇÃO SOCIAL DA TERRA: IMPASSES À SOBERANIA ALIMENTAR E À REFORMA AGRÁRIA

Autores

  • Eliane Tomiasi Paulino Universidade Estadual de Londrina

DOI:

https://doi.org/10.22456/1982-0003.91425

Palavras-chave:

Políticas agrárias, pactos de classe, concertação latifundista

Resumo

Esse texto conjuga uma análise de dados sobre a agricultura brasileira dentro de uma perspectiva metodológica da Geografia Agrária, onde o objetivo é identificar suas repercussões do ponto de vista agrário. Para tanto, recorre-se à análise das relações de poder partindo das contradições de classe que definem tanto coalisões quanto inconciliabilidades, privilegiando como marco temporal o Governo do PT e referências empíricas do estado do Paraná. Conclui-se que a aposta na coalisão de classes, da qual resultaram ganhos pontuais ao campesinato, paralelamente ao fortalecimento do pacto latifundista, foi decisiva para a eliminação do princípio constitucional da função social da terra e, com ela, retrocessos que a sociedade brasileira apenas começa a experimentar, a começar pela renúncia à democracia.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Eliane Tomiasi Paulino, Universidade Estadual de Londrina

Doutora em Geografia com Pós Doutorado pela Universidad Autónoma de Zacatecas (México) e Saint Mary's University (Canada). Docente Visitante do Programa de Pós Graduação em Geografia da Universidade Estadual de Londrina.

Downloads

Publicado

27-04-2019

Como Citar

PAULINO, E. T. DESENCONTROS E DESENCANTOS DA FUNÇÃO SOCIAL DA TERRA: IMPASSES À SOBERANIA ALIMENTAR E À REFORMA AGRÁRIA. Para Onde!?, Porto Alegre, v. 11, n. 1, p. 29–35, 2019. DOI: 10.22456/1982-0003.91425. Disponível em: https://seer.ufrgs.br/index.php/paraonde/article/view/91425. Acesso em: 25 abr. 2025.