Os determinantes da ofensiva neoliberal sobre o currículo de geografia para a educação de jovens e adultos.

Autores

  • Rodrigo Coutinho Andrade DEGEO-GTPS IM/UFRRJ

DOI:

https://doi.org/10.22456/1982-0003.84765

Palavras-chave:

Educação de Jovens e Adultos, Currículo, Ensino de Geografia

Resumo

O processo de reestruturação da Educação de Jovens e Adultos (EJA) no Brasil, em curso após a materialização da ofensiva neoliberal na década de 1990, tem consolidado os determinantes hegemônicos no âmbito das políticas educacionais para essa modalidade de ensino, abarcando tanto a gestão sob as premissas do gerencialismo, quanto os pressupostos político-pedagógicos e curriculares para a formação do “homem de novo tipo”. Isto ocorre por meio da consolidação dos valores societários hegemônicos no campo do currículo, impactando o processo de ensino-aprendizagem que se volta progressivamente para a adequação psicofísica da classe trabalhadora às novas morfologias do trabalho, indissociável da juvenilização induzida, da descentralização executiva, da precarização do financiamento e dos programas federais que integram a EJA ao ensino técnico-profissionalizante. Destarte, por meio da análise bibliográfico-documental das áreas de geografia e educação, o presente artigo objetiva expor os impactos do processo de recomposição burguesa nas prescrições curriculares, indicando em seu âmago o recrudescimento da teoria do capital humano, assim como a reconfiguração dos mecanismos de mediação do conflito de classes por meio da sobrevalorização categórica de princípios ancorados na sociabilidade burguesa, e como estes se assentam na relação ensino-aprendizagem em geografia nos programas federais de EJA, tomando o Projovem como exemplo. Como resultado da análise do currículo do programa discriminado, tendo por base as premissas sócio-histórica e os determinantes do bloco no poder, verificamos a materialização de elementos para a ratificação dos valores societários para a formação do “homem de novo tipo”, sendo a Geografia, no campo das Ciências Humanas, instrumentalizada para tal finalidade.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Rodrigo Coutinho Andrade, DEGEO-GTPS IM/UFRRJ

Professor do Departamento de Geografia do Instituto Multidisciplinar da Universidade Federal Rural do Rio de Janeiro (DEGEO-IM/UFRRJ); membro do Grupo de Pesquisas sobre Trabalho, Política e Sociedade (GTPS-IM/UFRRJ).

Downloads

Publicado

2018-04-25