ARENIZAÇÃO: VISÃO E PRÁTICAS DOS TÉCNICOS E GESTORES NO SUDOESTE DO RIO GRANDE DO SUL

Autores

  • José Carlos Corrêa Ribeiro UFRGS
  • Roberto Verdum UFRGS

DOI:

https://doi.org/10.22456/1982-0003.49919

Palavras-chave:

arenização – silvicultura – políticas ambientais – conservação do solo

Resumo

Desde a década de 1970, a arenização e a silvicultura vêm ocupando as pautas das políticas ambientais referentes à região Sudoeste do Rio Grande do Sul, perpassando diversos segmentos da sociedade, entre comunidades locais de agricultores e pecuaristas, técnicos e políticos. O presente artigo tem por objetivo demonstrar algumas das visões dos técnicos e gestores locais em relação à arenização, bem como as práticas de conservação do solo preconizadas por eles. Para a obtenção dessas informações, foram realizadas entrevistas estruturadas com trinta e nove técnicos de quinze municípios: Alegrete, Manoel Viana, Maçambará, Quaraí, Rosário do Sul, Cacequi, Itaqui, Santiago, Unistalda, Jaguari, Santa Maria, Santana do Livramento, São Borja e Uruguaiana. Dentre os resultados da pesquisa, foi identificada a generalizada recomendação do plantio de arbóreas, como o eucalipto, e pastagens exóticas pelos técnicos e gestores locais.

Palavras chave: arenização – silvicultura – políticas ambientais – conservação do solo.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

José Carlos Corrêa Ribeiro, UFRGS

Mestre em Geografia, Geógrafo, Licenciado em Geografia e Técnico em Hidrologia pela Universidade Federal do Rio Grande do Sul. Atualmente é Professor de Geografia no Município de Porto Alegre e aluno do curso de Doutorado em Geografia da Universidade Federal do Rio Grande do Sul.

Roberto Verdum, UFRGS

Possui graduação em Licenciatura em Geografia (1987) e Bacharelado em Geografia (1988) pela Universidade Federal do Rio Grande do Sul. Mestrado em Géographie et Aménagement (1993) e doutorado em Géographie et Aménagement (1997) pela Université de Toulouse Le Mirail, França. Atualmente, é Professor Associado do Departamento de Geografia/IGEO/ Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS), onde atua desde 1989 no curso de Graduação em Geografia da UFRGS; desde 1998 nos cursos de Pós-graduação em Geografia/IGEO e Desenvolvimento Rural/FCE e desde 2007 no curso superior em Desenvolvimento Rural PLAGEDER/PGDR/FCE da UFRGS. Tem experiência na área de Geociências, Geografia e Desenvolvimento Rural, com ênfase em Geomorfologia, atuando principalmente nos seguintes temas: análise ambiental, paisagem, desertificação e arenização.

Downloads

Publicado

2013-11-10

Edição

Seção

Artigos