DINÂMICA ESPAÇO-TEMPORAL DAS MACRÓFITAS AQUÁTICAS NO BANHADO GRANDE, BACIA HIDROGRÁFICA DO RIO GRAVATAÍ, RS

Autores

  • Marcelo Guglielmi Leite Universidade Federal do Rio Grande do Sul

DOI:

https://doi.org/10.22456/1982-0003.39438

Palavras-chave:

Banhado Grande, Bacia hidrográfica do rio Gravataí, Dinâmica espaço-temporal, Macrófitas Aquáticas, Sensoriamento Remoto

Resumo

Os banhados constituem uma entre as diversas tipificações das terras úmidas. Sua importância vincula-se à função de controle de vazão das águas superficiais dos corpos hídricos aos quais estão associados e também como habitat de distintas espécies. O entendimento da dinâmica de banhados sugere uma abordagem espaço-temporal, a fim de se mensurar e qualificar os elementos fundamentais da paisagem e compreender o seu funcionamento. Este estudo investiga a dinâmica temporal dos padrões de distribuição espacial das macrófitas aquáticas do Banhado Grande, bacia do rio Gravataí, com a utilização de técnicas de sensoriamento remoto e geoprocessamento. Foram gerados mapas referentes aos diferentes padrões de distribuição espaço-temporal da vegetação, a partir de imagens orbitais LANDSAT-TM, no período entre 1994 e 2010, agrupadas por estações do ano. As variações espaço-temporais observadas nesse estudo estão associadas à variabilidade hidrodinâmica do sistema, entretanto, esse padrão é apenas parcialmente sazonal.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Marcelo Guglielmi Leite, Universidade Federal do Rio Grande do Sul

Mestrando em Geociências, Programa de Pós-Graduação em Geociências - Universidade Federal do Rio Grande do Sul. Laboratório de Palinologia Marleni Marques-Toigo.
Bacharel e Licenciado em Geografia - UFRGS.Área: Geociências, Geografia Física, Geologia, Ecologia, Paleoecologia.

Downloads

Publicado

2013-11-08

Edição

Seção

Artigos