Conhecendo novos sons, novos espaços: a música como elemento didático para as aulas de geografia

Victor Hugo Nedel Oliveira, Flávio Lopes Holgado

Resumo


O artigo reflete sobre a prática do docente de Geografia na Educação Básica, propondo a música como elemento didático nas aulas de Geografia. Dada a quantidade de informações que podem ser encontradas em outras fontes que não a sala de aula, o aluno deve ser atraído para a mesma, com metodologias de uma didática que não fique presa às formas de ensino tradicionais, tornando-se assim mais atrativa para o aluno. Considerando que a música possui uma grande relação com diferentes espaços, tanto pelos temas que tratam suas letras como com a vinculação que os sons que fazem parte dela possuem com diferentes lugares, percebemos na música uma forma de desenvolver nos alunos uma reflexão dos diferentes espaços. Destaca-se, também, que a música será um elemento muito presente no cotidiano dos alunos. Propomos um trabalho em sala de aula através da música, fornecendo exemplificações de trabalho e sugestões para as temáticas que podem ser largamente exploradas em sala de aula, como apoio ao trabalho do Professor de Geografia.

Palavras-chave


Ensino; Aprendizagem; Geografia; Música; Metodologias

Texto completo:

VISUALIZAR ARQUIVO PDF


DOI: https://doi.org/10.22456/1982-0003.36497

Indexadores

 

Apoio