Diálogo necessário entre a geografia e literatura infantil nas séries iniciais do Ensino Fundamental

Autores

  • Francielle Bonfim Beraldi Programa de Pós Graduação em Geografia da Universidade Federal da Grande Dourados-MS (UFGD)
  • Cláudio Benito de Oliveira Ferraz Universidade Estadual Paulista (UNESP) e Universidade Federal da Grande Dourados-UFGD

DOI:

https://doi.org/10.22456/1982-0003.36496

Palavras-chave:

Geografia, Literatura Infantil, séries iniciais, currículo

Resumo

O presente texto trata da relação entre a Geografia e a Literatura nas séries iniciais do Ensino Fundamental. Trabalhar com as séries iniciais é um desafio, na medida em que comumente professores graduados em Geografia trabalham nas séries finais do ensino fundamental e no Ensino Médio. No entanto, é matéria que interessa à Geografia como um todo porque, nas salas das séries iniciais, a ciência geográfica está sendo colocada em movimento, e acreditamos que tem um papel fundamental na formação do aluno, tanto em sua vida escolar, como em seu relacionamento no mundo que o rodeia. Como estamos falando de séries iniciais e de um alunado de 5 a 9 anos, aproximadamente, vamos nos debruçar por sobre a relação entre a Geografia e a Literatura Infantil. O lugar da pesquisa, Dourados, município que fica a sudoeste do estado do Mato Grosso do Sul, está situado na faixa de fronteira (Brasil-Paraguai), torna ainda mais interessante o trabalho de relacionar a Geografia com a Literatura Infantil. Isto porque sua localização é relativamente distante de grandes centros editoriais, e é visível que nos livros didáticos não há muita relação com a realidade do lugar, a questão da fronteira e suas especificidades. A Literatura infantil pode ser um atalho para o professor, uma forma de estar próximo ao ensino da Língua Materna, enquanto componente curricular mais cobrado nas avaliações institucionais do Sistema de Avaliação da Educação Básica, e ao mesmo tempo lecionar de forma interessante e valorativa a Geografia, que traz esclarecimentos à questões acerca do espaço vivido. Durante a pesquisa em curso, muitos textos interessantes foram encontrados nos livros didáticos de Geografia apontados pelos professores de sete escolas do município de Dourados- MS. Da análise destes textos é possível inferir que, através da Literatura Infantil é possível falar de Geografia numa perspectiva que reconheça o conhecimento a priori do aluno, ao mesmo tempo, amplie o seu conhecimento de mundo e seja uma ciência dotada de sentido e importância no cotidiano do aluno das séries iniciais.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Francielle Bonfim Beraldi, Programa de Pós Graduação em Geografia da Universidade Federal da Grande Dourados-MS (UFGD)

Possui graduação em GEOGRAFIA pela Universidade Estadual Paulista Júlio de Mesquita Filho (2008). Atualmente é professora de educação básica da Prefeitura Municipal de Presidente Prudente. Realiza o curso de Mestrado na Universidade Federal da Grande Dourados-MS, onde o trabalho está voltado à relação entre a Geografia e Literatura. Tem experiência na área de Educação, atuando como professora nos primeiros segmentos da educação básica, atuando principalmente nos seguintes temas: ensino da geografia, séries iniciais, curriculo, literatura e linguagem geografica. Participante do grupo de Pesquisas Linguagens Geograficas, vinculado ao departamento de Educação da Universidade Estadual Paulista de Presidente Prudente.

Cláudio Benito de Oliveira Ferraz, Universidade Estadual Paulista (UNESP) e Universidade Federal da Grande Dourados-UFGD

Possui graduação (Licenciatura e Bacharelado) em Geografia pela Universidade Estadual Paulista, campus de Rio Claro (1984), mestrado (1995) e doutorado (2002) em Geografia pela Universidade de São Paulo. Atualmente é professor assistente doutor da Universidade Estadual Paulista, campus de Presidente Prudente (SP) e do Programa de Mestrado em Geografia da Universidade Federal da Grande Dourados (MS), também é coordenador do Grupo de Pesquisa Linguagens Geográficas. Tem experiência na área de Geografia, com ênfase em Geografia Humana, atuando principalmente nos seguintes temas: geografia, ensino, linguagem, epistemologia, imagem e literatura.

Publicado

2012-09-11

Edição

Seção

Artigos