O fandangueiro narrador: a geografia e a modernização do território na música regional caiçara

Autores

  • Bruno Esslinger de Britto Costa Instituto de Estudos Brasileiros (IEB-USP)

DOI:

https://doi.org/10.22456/1982-0003.36491

Palavras-chave:

Fandango Caiçara, Tradição e Modernidade, Lagamar

Resumo

O fandango é uma manifestação cultural, que une dança, música e poesia, inerente ao território e à produção dos meios de vida das comunidades caiçaras. Uma expressão que não encontra mais plenas condições de realização no mundo atual, presente sobretudo na região do Lagamar (faixa litorânea entre Iguape-SP e Paranaguá-PR), considerada uma das mais ricas em biodiversidade do ecossistema da mata atlântica. O declínio e a individualização da experiência humana como fenômenos da efetivação da modernidade apresentam-se aqui sob uma crítica geográfica. Se produzir o espaço é produzir a própria consciência, reproduzir o espaço é reproduzir uma consciência alheia: estranhamento que se revela na geografia. O objetivo do trabalho é percorrer as narrativas e as modas do fandango e do modo de vida caiçara em busca de possíveis caminhos para pensarmos as expressões culturais nas suas relações com a produção do espaço. As reflexões que se seguem reconhecem na música, e na arte, as cisões e contradições intrínsecas à vida moderna sob um modo de produção que se pretende inquestionável na escala global.

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Biografia do Autor

Bruno Esslinger de Britto Costa, Instituto de Estudos Brasileiros (IEB-USP)

Possui graduação em Geografia pela Universidade de São Paulo (2011). Atualmente cursa o programa de pós-graduação do Instituto de Estudos Brasileiros da Universidade de São Paulo, realizando pesquisa sobre a música e suas relações com a produção do espaço.

Publicado

2012-09-11

Edição

Seção

Artigos