A Geografia na Obra de Júlio Verne: difusão, tradição e modernidade

Autores

  • Inês Aguiar de Freitas Universidade do Estado do Rio de Janeiro
  • Rodrigo Fernandes Instituto de Geografia (IGEOG) da Universidade do Estado do Rio de Janeiro

DOI:

https://doi.org/10.22456/1982-0003.36485

Palavras-chave:

Júlio Verne, Pensamento geográfico, Literatura e Geografia

Resumo

Utilizando-nos apenas de algumas das obras de Verne a título de exemplo, teremos entre nossos objetivos, neste trabalho, destacar alguns temas, características e elementos da geografia presentes nas obras de Verne que nos dão provas da enorme preocupação que este autor conferiu à geografia e aos temas relacionados à nossa disciplina. Podemos destacar três características na obra de Verne, no que tange a geografia: 1) A preocupação com a natureza da geografia e com o papel do geógrafo. Assim, nossa principal contribuição neste trabalho será investigar essas duas preocupações que parecem curiosamente incomuns entre aquelas que atraem um escritor de ficção, uma vez que concernem à história do pensamento geográfico mais especificamente; 2) A não inscrição de sua obra em uma determinada Escola do Pensamento Geográfico; 3) A situação de trabalhar dentro de uma “geografia antes da geografia”, mas, ao mesmo tempo prever o nascimento de uma geografia moderna. Trataremos ainda da obra de Verne sob dois aspectos: o divulgador científico e o visionário. Como divulgador da geografia que se fazia em sua época, os exemplos são muitos em toda a sua obra e se encontram no cotidiano de seus personagens. Como visionário, não lhe escapou nem mesmo a previsão do nascimento da geografia moderna. Podemos dizer que Júlio Verne fez da ciência uma presença viva em todas as suas obras e que encontrou na “verdadeira” geografia a certeza de estar escrevendo sobre a maior das aventuras humanas – a conquista da Terra.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Inês Aguiar de Freitas, Universidade do Estado do Rio de Janeiro

Possui graduação - Licenciatura e Bacharelado em Geografia pela Pontifícia Universidade Católica do Rio de Janeiro (1982), mestrado - Dea Diplôme D'etudes Approfondies em Geografia pela Université de Paris IV (Paris-Sorbonne) (1993), mestrado em Geografia pela Universidade Federal do Rio de Janeiro (1992) e doutorado em Geografia - Universite de Paris IV (Paris-Sorbonne) (1996). Atualmente é professora associada do Instituto de Geografia da Universidade do Estado do Rio de Janeiro. Tem experiência na área de Geografia Humana, com ênfase em História do Pensamento Geográfico, atuando principalmente nos seguintes temas: história ambiental, natureza, geografia, meio ambiente, paisagem e memória.

Rodrigo Fernandes, Instituto de Geografia (IGEOG) da Universidade do Estado do Rio de Janeiro

Aluno de Graduação em Geografia e Bolsista PIBIC / UERJ do Instituto de Geografia (IGEOG) da Universidade do Estado do Rio de Janeiro – UERJ.

Publicado

2012-09-11

Edição

Seção

Artigos