Pontes imaginárias sob o céu da Manguetown: o Mangue Beat e os novos olhares sobre o Recife
DOI:
https://doi.org/10.22456/1982-0003.36483Palavras-chave:
Recife, Mangue Beat, Rio Capibaribe, PaisagensResumo
A questão principal deste trabalho consiste em analisar o movimento Mangue Beat, buscando compreender como os discursos desta cena cultural contribuiram para uma reconstrução e/ou remodelação das paisagens da cidade do Recife, através da criação de novos signos para a urbe e seus espaços públicos. O projeto foi desenvolvido mediante pesquisas iconográficas na produção cultural do Mangue Beat, somado à revisão da literatura acerca da problemática sócio-espacial do Recife e observações técnicas no espaço urbano da cidade. Buscar-se-á apontar nos resultados que a crítica da cidade elaborada pela cena mangue a partir de contribuições diversas, pretendeu ser mais abrangente e integrativa (o estuário ligando todos os pontos e todas as frações de classe da Manguetown, em ebulição e potencialmente em revolta) do que as propostas de transformações urbanas desenvolvidas pela prefeitura, posterior ao debate crítico promovido pelo referido movimento.Downloads
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Publicado
2012-09-11
Edição
Seção
Artigos