Segregação espacial e música eletrônica: a cena cultural soteropolitana

Autores

  • Maria Auxiliadora da Silva Universidade Federal da Bahia
  • Juliana Cunha Costa Programa de Pós-Graduação em Geografia - Universidade Federal da Bahia

DOI:

https://doi.org/10.22456/1982-0003.36481

Palavras-chave:

Geografia Cultural, Geografia Urbana, Segregação

Resumo

A música eletroacústica destaca-se por ser um estilo musical essencialmente urbano que se inseriu no campo acadêmico em meio aos novos paradigmas da modernidade. Esses, que alteraram o modo de vida das pessoas das cidades, transformaram os elementos da paisagem e transgrediram as barreiras geográficas continentais, misturando-se aos outros elementos culturais que a transformaram em música eletrônica. Ao ser introduzida na esfera de consumo de massa, a música eletrônica perde seu caráter alternativa e se torna produto cultural – o que pode ser visto a partir da contextualização dos principais agentes de Salvador e de Camaçari, no estado da Bahia, ao segregarem o espaço destinado ao entretenimento. Assim sendo, nesta pesquisa, a música foi utilizada para delimitar os espaços de segregação construídos na capital baiana e em Camaçari a partir da observação das festas de música eletrônica em uma boate, na apropriação do seu espaço público para a realização da festa carnavalesca pelos trios elétricos e camarotes de música eletrônica e, finalmente pelas raves.

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Biografia do Autor

Maria Auxiliadora da Silva, Universidade Federal da Bahia

Possui graduação em Licenciatura em História pela Universidade Federal da Bahia (1964) e doutorado em Geografia - Universite de Strasbourg - França (1972). Pós-doutorado (2) Universidades de Rouen e Toulouse Le Mirail França. Atualmente é Professor Associado I da Universidade Federal da Bahia. Atua na área de Geografia Urbana, com ênfase em Salvador e sua área metropolitana. Trabalha, também com o Espaço Geográfico na Literatura e Arte, Memória Geográfica e Milton Santos o homem e a obra.

Juliana Cunha Costa, Programa de Pós-Graduação em Geografia - Universidade Federal da Bahia

Mestre em Geografia pela UFBA - Universidade Federal da Bahia (2010). Graduada em Comunicação Social com ênfase em Publicidade e Propaganda pela UCSal - Universidade Católica do Salvador (2007). Trabalhou no grupo de pesquisa Key Visuals onde é Pesquisadora Associada sob coordenação do Prof. Dr. Peter Ludes. Desempenhou funções no setor de Comunicação e Marketing para Aliança Francesa de Salvador - Centro Cultural Franco Brasileiro, onde era responsável pela direção de arte e finalização de periódicos e anúncios publicitários. Desenvolveu funções de Diretora de Arte em algumas âgencias de Salvador. Ministrou aulas no Curso Técnico em Comunicação Visual, no Eixo de Produção Cultural e Design no Colégio Estadual da Bahia - CENTRAL.

Publicado

11-09-2012

Como Citar

SILVA, M. A. da; COSTA, J. C. Segregação espacial e música eletrônica: a cena cultural soteropolitana. Para Onde!?, Porto Alegre, v. 6, n. 2, p. 52–61, 2012. DOI: 10.22456/1982-0003.36481. Disponível em: https://seer.ufrgs.br/index.php/paraonde/article/view/36481. Acesso em: 13 maio. 2025.

Edição

Seção

Artigos