Turismo rural no município de Paim Filho-RS: potencialidades, alternativas e benefícios a partir da geração de trabalho e renda no espaço rural

Autores

  • Rosmari Cristina Schelle Universidade Estadual do Rio Grande do Sul
  • Elvis Albert Robe Wandscheer Universidade Federal do Rio Grande do Sul
  • Tanice Andreatta Universidade Federal do Pampa

DOI:

https://doi.org/10.22456/1982-0003.35649

Palavras-chave:

turismo rural, potencial turístico, geração de trabalho e renda

Resumo

O turismo rural vem se constituindo enquanto atividade potencial nas transformações na agricultura, oscilações de preços dos produtos agrícolas, problemas da sazonalidade, além dos riscos e incertezas em relação aos fatores de produção. Neste sentido, o trabalho visa identificar as potencialidades e dificuldades relacionadas a oferta do turismo rural em estabelecimentos agropecuários no município de Paim Filho-RS verificando os benefícios dessa atividade. A metodologia utilizada constou de pesquisa bibliográfica e posterior coleta de dados, aplicando-se questionários e entrevistas em 15 estabelecimentos rurais no município enfocado. Os resultados demonstram que os estabelecimentos abordados apresentam condições de serem explorados como produto turístico, seja através de suas belezas naturais, ou pelo estilo de vida que resguardam tradições e costumes. Entre os agricultores considerados, mais de 85% manifestaram interesse em seguir atuando no segmento do turismo rural, alguns inclusive já realizando investimentos em infraestrutura para receber visitantes. Salienta-se ainda que os atores locais são unânimes em considerar o turismo uma possibilidade de atividade complementar, que conjugada com outras atividades pode contribuir com a reprodução social da família. Em relação às limitações, existe a necessidade da realização de investimentos em infraestrutura e recursos humanos, além da ampliação da mão de obra. Concluiu-se que o turismo rural apresenta-se como alternativa potencial de geração de trabalho e renda, logo, poderia proporcionar benefícios aos estabelecimentos, tanto pela renda da atividade quanto pela comercialização de produtos agrícolas.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Rosmari Cristina Schelle, Universidade Estadual do Rio Grande do Sul

Bacharel em Administração pela Universidade Estadual do Rio Grande do Sul (2007). Especialização em Auditoria, Perícia Fiscal e Contábil. Atualmente é agente administrativo da Esc Est de Educ Bás Luíza Formighieri de Paim Filho/RS.Tem experiência na área de Administração Educacional de Escolas e Universidades. Possui registro no Conselho Regional de Administração do Rio Grande do Sul - Registro CRA nº 31.533.

Elvis Albert Robe Wandscheer, Universidade Federal do Rio Grande do Sul

Graduado em Economia e Geografia pela Universidade Federal de Santa Maria - UFSM; Mestrado em Desenvolvimento Rural pela Universidade Federal do Rio Grande do Sul - UFRGS; Doutorando em Geografia pela Universidade Federal do Rio Grande do Sul - UFRGS. Atua nas seguintes áreas: Desenvolvimento Rural e Agrário; Desenvolvimento Local, Regional e Territorial; Nova Geografia Econômica; Mercados Não-Agrícolas Rurais; Novas Ruralidades; Economia Agrícola; Geografia Agrária e Rural.

Tanice Andreatta, Universidade Federal do Pampa

Possui graduação em Ciências Econômicas pela Universidade Regional do Noroeste do Estado do Rio Grande do Sul (1999); mestrado em Desenvolvimento Rural pela Universidade Federal do Rio Grande do Sul (2003); doutora pelo Programa de Pós Graduação em Desenvolvimento Rural na Universidade Federal do do Rio Grande do Sul (2009). Atualmente é professora adjunta na Universidade Federal do Pampa (UNIPAMPA), campus de Dom Pedrito e atua na área de Economia Rural nos cursos de Zootecnia e Curso Superior em Tecnologia do Agronegócio. Tem experiência na área de Economia, com ênfase em Economia Rural e Agrícola, atuando principalmente nos seguintes temas: agricultura familiar, sistemas de produção em bovinocultura de corte e leite e processos de tomada de decisão na agropecuária.

Downloads

Publicado

2012-11-16

Edição

Seção

Artigos