FRONTERAS INTERNACIONALES, RECURSOS NATURALES E INTEGRACIÓN REGIONAL EN EL CONO SUR DE AMÉRICA DEL SUR

Autores

  • Alejandro Schweitzer Universidade Nacional Patagônia Austral

DOI:

https://doi.org/10.22456/1982-0003.24464

Resumo

O artigo trata de tendências de transformações recentes em espaços fronteiriços principalmente na Bacia do Prata, entre Brasil, Argentina, Paraguai e Uruguai, e na região transfronteiriça da Patagônia Austral, entre Argentina e Chile analisando as fronteiras e expansões geográficas; o lugar dos recursos naturais como fatores estratégicos no contexto da crise no século 21; a disputa por ouro, prata, petróleo e água e as repercussões dos processos de acumulação, despossessão e expropriação dos recursos naturais nas fronteiras como espaços de acumulação e resistência. As fronteiras a que se refere o artigo são, em quase todos os casos, espaços periféricos em relação aos seus respectivos centros nacionais, onde seguem sendo predominantes o modelo primário-exportador e extrativista. Os recursos naturais em disputa nas grandes regiões analisadas são o ouro, a prata, o petróleo e a água. Por fim, o artigo ressalta a inexistência de resistência em escala macrorregional transfronteiriça para fazer frente aos efeitos negativos da exploração de recursos naturais.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Alejandro Schweitzer, Universidade Nacional Patagônia Austral

Arquiteto. Doutor em Geografia pela Universidade Paris III. Universidade Nacional Patagônia Austral, Rio Gallegos, Argentina.

Publicado

26-11-2011

Como Citar

SCHWEITZER, A. FRONTERAS INTERNACIONALES, RECURSOS NATURALES E INTEGRACIÓN REGIONAL EN EL CONO SUR DE AMÉRICA DEL SUR. Para Onde!?, Porto Alegre, v. 5, n. 2, 2011. DOI: 10.22456/1982-0003.24464. Disponível em: https://seer.ufrgs.br/index.php/paraonde/article/view/24464. Acesso em: 26 abr. 2025.

Edição

Seção

SEMINÁRIO - PARTE II: Fronteiras Internacionais Europeias e Sul-Americanas