O Ensino De Geografia E O Cinema

PET GEOGRAFIA UFRGS

Resumo


 

Este trabalho discute a utilização de filmes como recurso didático em aulas de Geografia. O ciclo de filmes proposto foi idealizado com o objetivo de estabelecer uma conexão entre três temas principais: expropriação da terra, migração e favelização dos grandes centros urbanos. Os três filmes escolhidos foram exibidos para alunos do ensino médio e discutidos em oficinas com duração de 2 horas. A escolha dos filmes nos permitiu abordar temáticas paralelas, e não menos importantes, tais como economia, cultura, clima e paisagem. Diário de Motocicleta proporcionou a abordagem e a discussão sobre a diversidade cultural existente na América do Sul, permitindo analisar e espacializar o mosaico cultural existente, através da construção de um mapa da América Latina. Caminho das Nuvens possibilitou visualizar a realidade vivida por inúmeras famílias de retirantes nordestinos, além da reflexão sobre desapropriação e de terra e migração com a caracterização do mosaico cultural e paisagístico, das diferenças e similaridades das regiões brasileiras num mapa temático. Em Cidade de Deus, estudamos o processo de favelização. Finalizada a discussão, nos dividimos em três grupos onde realizamos um trabalho de campo com os alunos pelas proximidades da escola. A atividade consistia em identificar o processo de favelização com a realidade vivida e o registro fotográfico.

 


Texto completo:

Visualizar arquivo PDF


DOI: https://doi.org/10.22456/1982-0003.22066

Indexadores

 

Apoio