Educação Ambiental No Assentamento Filhos De Sepé: Contribuições De Uma Experiência
DOI:
https://doi.org/10.22456/1982-0003.22065Resumo
Este projeto tem como objetivo o desenvolvimento de atividades ligadas a educação em um assentamento da reforma agrária. A partir do desenvolvimento de um diagnóstico sócio-cultural de percepção ambiental no local, traçamos o objetivo fundamental deste projeto seguinte, que consiste na ampliação dos conceitos de ambiente, natureza, ecologia e educação ambiental das crianças, jovens e adultos do assentamento, com especial atenção na superação da visão antropocêntrica e individualista predominante na sociedade ocidental. Ele está estruturado em três pilares fundamentais: Dimensão Histórico-Cultural, Dimensão Sócio-Econômica e Dimensão Biogeográfica. Estas dimensões nos possibilitarão um desenvolvimento mais abrangente das experiências vividas, da relação com o meio ambiente, da relação com os movimentos do campo, das dificuldades enfrentadas, etc. Para atingirmos os nossos objetivos, utilizaremos os mais diferentes recursos pedagógicos, desde os mais tradicionais, até a utilização do teatro, da música, dos mapas mentais, etc. O descaso que existe em relação à educação por parte dos governantes em nosso país, somado com a necessidade de incluir aqueles que estão à margem de nossa sociedade, motiva o PET (Programa Educação Tutorial) Geografia ao desenvolvimento desta atividade tão instigante que é a educação ambiental.
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Publicado
02-08-2007
Como Citar
UFRGS, P. G. Educação Ambiental No Assentamento Filhos De Sepé: Contribuições De Uma Experiência. Para Onde!?, Porto Alegre, v. 1, n. 1, 2007. DOI: 10.22456/1982-0003.22065. Disponível em: https://seer.ufrgs.br/index.php/paraonde/article/view/22065. Acesso em: 12 maio. 2025.
Edição
Seção
Artigos