GEOGRAFIAS DA EDUCAÇÃO SUPERIOR. A EXPANSÃO DAS UNIVERSIDADES FEDERAIS NO BRASIL E OS IMPACTOS NO ESPAÇO URBANO DE CIDADES MÉDIAS E PEQUENAS DA BAHIA

Autores

  • Wendel Henrique Baumgartner Professor do Departamento de Geografia Universidade Federal da Bahia (UFBA)

DOI:

https://doi.org/10.22456/1982-0003.108242

Palavras-chave:

expansão universidades federais, cidades médias e pequenas, geografia da educação superior

Resumo

Esse texto busca analisar os resultados espaciais da expansão que as universidades federais brasileiras apresentaram nas últimas duas décadas, com destaque ao processo de interiorização, em direção as cidades médias e pequenas. É importante destacar que, entre os meados os anos 2000 e o início dos anos 2010, é promissor e acelerado o crescimento do número de universidades federais. Infelizmente, os últimos anos representam o oposto, com estagnação, incertezas e possíveis recuos nesse processo. A expansão das instalações das universidades federais em direção as cidades médias e pequenas do Brasil contribuem, não apenas para a melhoria no acesso ao ensino superior, mas também trazem impactos no espaço intraurbano das cidades que passam a sedia seus campi, em razão da dinamização econômica, política e cultural trazida pelas universidades. Tanto em áreas economicamente decadentes quanto naquelas de forte dinamismo industrial ou do agronegócio, esses novos campi visam também o desenvolvimento urbano e regional, a partir de aspectos ligados ao que se pode configurar como economia do conhecimento ou economia criativa. Especificamente, nesse estudo sobre a geografia da educação superior, vinculada a espacialização e periodização da expansão das universidades federais no Brasil, buscamos analisar, dentre várias possibilidades, alguns impactos decorrentes da instalação de campi universitários federais em cidades médias e pequenas da Bahia.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Wendel Henrique Baumgartner, Professor do Departamento de Geografia Universidade Federal da Bahia (UFBA)

É Professor Associado da Universidade Federal da Bahia, atuando no curso de graduação e pós graduação (Mestrado e Doutorado) em Geografia, na área de Geografia Urbana. Possui graduação em Geografia (Bacharelado e Licenciatura), Mestrado em Geografia e Doutorado em Geografia pela Universidade Estadual Paulista UNESP/Rio Claro. Também é professor colaborador do Mestrado Profissional em Planejamento Territorial e Desenvolvimento Sócio-ambiental, da Universidade do Estado de Santa Catarina -UDESC. Entre 2005 e 2007 foi professor efetivo do Departamento de Geografia da UDESC/Florianópolis, tendo sido co-tutor e tutor do Grupo PET/Geografia. Tem experiências nas áreas de Geografia Urbana, Planejamento Urbano e Regional. Tem projetos de pesquisa financiados pelo CNPq e pela FAPESB e é orientador de projetos de mestrado, iniciação científica (PIBIC CNPq e FAPESB), monografias de conclusão de curso e projetos de extensão (bolsa Permanecer/UFBA). Atualmente é Avaliador de Cursos de Graduação e de Reconhecimento de Instituições de Ensino Superior do SINAES/INEP/MEC e do Conselho Estadual de Educação da Bahia. É membro da Rede Brasileira de Estudos sobre Cidades Médias RBCM. Realizou estágio pós doutoral na área de Geografia Urbana na Universidade de Passau - Alemanha, com bolsa da CAPES, entre agosto de 2010 e julho de 2011.

Downloads

Publicado

2021-11-03

Edição

Seção

Artigos