PENSAR PELA GEOGRAFIA – ENSINO E RELEVÂNCIA SOCIAL

Autores

  • Aline de Lima Rodrigues UFRGS

DOI:

https://doi.org/10.22456/1982-0003.108012

Palavras-chave:

Geografia, Ensino de geografia, Relevância social.

Resumo

Resenha do livro “Pensar pela Geografia – ensino e relevância social”, de Lana de Souza Cavalcanti, no qual a autora desenvolve o pensamento geográfico, que assume nas suas pesquisas, uma relevância que se destaca na discussão sobre o ensino de geografia e a formação de professores. Ao longo do livro, enontram-se os elementos teóricos e metodológicos fundamentais para se compreender a premissa: A Geografia serve para pensar, ela ajuda a pensa; no ensino se ensina a pensar a geografia. (CAVACANTI, 2019). Desta forma, o livro é um convite a uma reflexão mais ampla do processo de ensino aprendizagem de geografia, no momento em que desenvolve um caminho didático para o professor trilhar com o seu aluno, evidenciando o quanto ensinar e aprender Geografia pode ser significativo para a compreensão da realidade.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Aline de Lima Rodrigues, UFRGS

Departamento Interdisciplinar, Campus Litoral Norte. Atuo no ensino de geografia, estágios e práticas de ensino na terminalidade Geografia.

Downloads

Publicado

17-02-2021

Como Citar

DE LIMA RODRIGUES, Aline. PENSAR PELA GEOGRAFIA – ENSINO E RELEVÂNCIA SOCIAL. Para Onde!?, Porto Alegre, v. 14, n. 1, p. 143–146, 2021. DOI: 10.22456/1982-0003.108012. Disponível em: https://seer.ufrgs.br/index.php/paraonde/article/view/108012. Acesso em: 27 ago. 2025.

Edição

Seção

Resenha