TRANSIÇÃO AGROECOLÓGICA EM UM LOTE DE ASSENTAMENTO RURAL NA FRONTEIRA BRASIL-BOLÍVIA

Autores

DOI:

https://doi.org/10.22456/1982-0003.101180

Palavras-chave:

Fronteira. Agroecologia. Transição Agroecológica

Resumo

A prática da agricultura convencional é potencial causadora de impactos negativos ao meio ambiente. A produção em bases agroecológicas tem sido uma alternativa para a sustentação do ecossistema. O objetivo deste trabalho é discutir o processo de mudança da agricultura convencional para a produção em bases agroecológicas em um lote de assentamento rural na fronteira Brasil-Bolívia. A metodologia é baseada na pesquisa participante, com apoio da técnica da observação. Foi realizado um curso de extensão rural com agricultores familiares do assentamento Taquaral para iniciar os processos de transição agroecológica. Como resultados obteve-se a implantação de consórcios de plantas amigas, soluções naturais para os problemas encontrados e a realização de palestra com agricultores de outros lotes.
Palavras-chave: .

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Ianna Louise Araújo Chagas, Universidade Federal do Mato Grosso do Sul UFMS

Formada em Eng agrônoma pela UFERSA em 2008  e em Geografia pela UPE.  Atualmente atuo na linha de pesquisa de Estudos Fronteiriços pela UFMS.

Edgar Aparecido da Costa, Universidade Federal do Mato Grosso do Sul- UFMS

Possui graduação em geografia pela Universidade Católica Dom Bosco (1991), mestrado em Geografia pela Universidade Estadual Paulista Júlio de Mesquita Filho (1998) e doutorado em Geografia pela Universidade Estadual Paulista Júlio de Mesquita Filho (2004). Atualmente é professor associado da Universidade Federal de Mato Grosso do Sul. Tem experiência na área de Planejamento territorial, com ênfase em planos diretores, atuando principalmente nos seguintes temas: Agroecologia, Mato Grosso do Sul, Geografia, Fronteira, Desenvolvimento territorial e Plano diretor participativo.

Downloads

Publicado

2020-05-04

Edição

Seção

VII Seminário Internacional de Estudos Fronteiriços