SEGURANÇA E DEFESA NA FRONTEIRA OESTE: O ARCO CENTRAL E AS AMEAÇAS NAS DÍADES COM BOLÍVIA E PARAGUAI

Autores

DOI:

https://doi.org/10.22456/1982-0003.101092

Palavras-chave:

Fronteira Oeste. Segurança. Defesa. Arco Central.

Resumo

A partir de 2011, as políticas do governo federal do Brasil para as regiões de fronteira voltaram a priorizar a tradicional preocupação com segurança e defesa. As iniciativas criadas a partir de então efetivaram operações como a Ágata, voltadas ao combate da criminalidade nas fronteiras do país. Severamente impactada pela atuação de organizações criminosas, que promovem ilícitos como tráfico de drogas, armas e pessoas, além de contrabando e mineração ilegal, a Fronteira Oeste do Brasil, mais precisamente as díades com Paraguai e Bolívia, refletem um cenário marcado pela dificuldade de controle e vigilância por parte do Estado brasileiro. Assim, com enfoque nas políticas públicas para a zona de fronteira, este trabalho analisa a situação específica da Fronteira Oeste brasileira, na área correspondente ao Arco Central da faixa de fronteira do país e verifica a eficácia das atuais políticas de segurança e defesa e seu potencial na transformação da realidade fronteiriça.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Camilo Pereira Carneiro Filho, UFGD - Universidade Federal da Grande Dourados

Professor Visitante do Mestrado em Fronteiras e Direitos Humanos da UFGD. Pós-doutorado realizado no PPGem Estudos Estratégicos Internacionais da UFRGS (2013-2016). Doutor em Geografia pela Universidade Federaldo Rio Grande do Sul (2013). Doutorado sanduíche pela Universidade Paris 1, Panthéon-Sorbonne (2011/2012).Mestre em Geografia pela Universidade Federal do Rio de Janeiro (2008). Possui graduação em Geografia e MeioAmbiente pela Pontifícia Universidade Católica do Rio de Janeiro (2005) e graduação em Bacharelato em Direitopela Pontifícia Universidade Católica do Rio de Janeiro (2001). Tem experiência na área de RelaçõesInternacionais e Geociências, com ênfase em Geografia Política e Cartografia.

Lisa Belmiro Camara, UFSC - Universidade Federal de Santa Catarina Doutoranda em Relações Internacionais

Doutoranda em Relações Internacionais na Universidade Federal de Santa Catarina. Mestra em Fronteiras e Direitos Humanos na Universidade Federal da Grande Dourados e bacharela em Relações Internacionais pela mesma universidade. Realiza estudos na área de Segurança Internacional e na área de Política Externa Brasileira com ênfase nas relações Brasil - União Europeia.

Bruna Letícia Marinho Pereira, UFGD - Universidade Federal da Grande Dourados

Mestranda do Programa de Pós-Graduação em Fronteiras e Direitos Humanos da Universidade Federal da Grande Dourados. Bacharel em Relações Internacionais pela Universidade Federal da Grande Dourados. Áreas de pesquisa: direitos humanos e política externa.

Downloads

Publicado

2020-05-04

Edição

Seção

VII Seminário Internacional de Estudos Fronteiriços