FORMAÇÃO DE PROFESSORES DE LÍNGUA ESTRANGEIRA SOBRE OBJETOS DIGITAIS DE ENSINO E APRENDIZAGEM: UM MAPEAMENTO SISTEMÁTICO DA LITERATURA

Francieli Motter Ludovico, Patrícia Da Silva Campelo Costa Barcellos

Resumo


Os processos de ensino e aprendizagem de Língua Estrangeira (LE) mediados pela Tecnologia de Comunicação Digital (TCD) podem e devem ir além da leitura na tela de um dispositivo digital, ou seja, esses recursos podem ser usados para encontrar outros caminhos. A TCD oferece diversas possibilidades, as quais permitem promover interação, colaboração e autonomia para que o estudante seja ativo e participe na construção do próprio conhecimento. Nesse sentido, os Objetos Digitais de Ensino e Aprendizagem (ODEA) configuram-se como possibilidades para mediar o ensino e a aprendizagem de LE. Para tanto, os professores precisam compreender o universo desses recursos. Nesse sentido, o presente Mapeamento Sistemático da Literatura ocupou-se de mapear os ODEA existentes para a formação de professores. Os resultados agregam discussões e contribuições para o delinear da formação de professores de LE sobre o uso e criação de ODEA para suas práticas.

PALAVRAS-CHAVE: ODEA; Ensino e Aprendizagem de Língua Estrangeira; Mediação; Tecnologia de Comunicação Digital.


Texto completo:

PDF


DOI: https://doi.org/10.22456/2238-8915.103458

Direitos autorais 2020 Francieli Motter Ludovico

Licença Creative Commons
Este obra está licenciado com uma Licença Creative Commons Atribuição-NãoComercial-CompartilhaIgual 4.0 Internacional.

E-ISSN: 22388915 / ISSN Impresso: 0102-6267

LICENÇA

Os artigos publicados na revista estão sob a Licença Creative Commons Atribuição-NãoComercial-CompartilhaIgual 4.0 Internacional


APOIO


INDEXADORES

 

          https://www.latindex.org/latindex/ficha?folio=21906

 

 https://www.redib.org/Record/oai_revista3911-organon

https://diadorim.ibict.br/handle/1/694

https://doaj.org/toc/2238-8915?source=%7B%22query%22%3A%7B%22filtered%22%3A%7B%22filter%22%3A%7B%22bool%22%3A%7B%22must%22%3A%5B%7B%22terms%22%3A%7B%22index.issn.exact%22%3A%5B%220102-6267%22%2C%222238-8915%22%5D%7D%7D%2C%7B%22term%22%3A%7B%22_type%22%3A%22article%22%7D%7D%5D%7D%7D%2C%22query%22%3A%7B%22match_all%22%3A%7B%7D%7D%7D%7D%2C%22size%22%3A100%2C%22_source%22%3A%7B%7D%7D

 https://www.mla.org/

     

   

 

 

 

    

 

Flag Counter