A UTILIZAÇÃO DAS TECNOLOGIAS DIGITAIS NO DESENVOLVIMENTO DAS COMPETÊNCIAS COMUNICATIVAS EM FRANCÊS

Stella Maria Peixoto de Azevedo Pedrosa, Diva Maria Pimentel Rocha

Resumo


O objetivo do artigo é apresentar parte dos resultados de uma pesquisa-ação que teve como foco o desenvolvimento das competências comunicativas em francês, a partir da utilização das Tecnologias de Informação e Comunicação (TIC), por estudantes do Ensino Médio de uma escola pública federal da cidade do Rio de Janeiro. A base da proposta foi a incorporação do uso das tecnologias digitais - sobretudo a partir do tablet oferecido pela escola e do smartphone pessoal dos estudantes - à Abordagem Comunicativa de ensino de francês, sob a perspectiva acional preconizada pelo Quadro Europeu Comum de Referência para Línguas. As atividades desenvolvidas, ao longo de um ano letivo, em conjunto com os dezesseis participantes, de quinze e dezessete anos de idade, foram realizadas no âmbito do projeto DELF - Diploma de Estudos de Língua Francesa, visando à preparação para os exames do nível A2.

PALAVRAS-CHAVE: competências comunicativas língua estrangeira; recursos digitais para língua estrangeira; tecnologias de informação e comunicação em educação; pesquisa-ação. 


Texto completo:

PDF


DOI: https://doi.org/10.22456/2238-8915.100879

Direitos autorais 2020 Stella Maria Peixoto de Azevedo Pedrosa, Diva Maria Pimentel Rocha

Licença Creative Commons
Este obra está licenciado com uma Licença Creative Commons Atribuição-NãoComercial-CompartilhaIgual 4.0 Internacional.

E-ISSN: 22388915 / ISSN Impresso: 0102-6267

LICENÇA

Os artigos publicados na revista estão sob a Licença Creative Commons Atribuição-NãoComercial-CompartilhaIgual 4.0 Internacional

INDEXADORES

  

     

   

 

           Imagen relacionada

   

Flag Counter