IDENTIDADES EM PRÁTICAS DE LETRAMENTOS COM TECNOLOGIAS DIGITAIS: COMUNICAÇÃO ORAL GAMIFICADA EM UM CLUBE DE INGLÊS

Adriana Fischer, Mariana Vicentini

Resumo


Este estudo busca compreender relações entre comunicação oral gamificada e as identidades de estudantes em práticas de letramentos escolares na aprendizagem de inglês. Fundamentados na perspectiva sociocultural dos letramentos, discutimos dados gerados com três sujeitos, em um Clube de inglês, durante a elaboração de uma comunicação oral com o apoio da gamificação e das Tecnologias Digitais. Os dados em análise são advindos da atividade de comunicação oral elaborada pelos sujeitos e de um grupo focal realizado ao final do semestre do Clube. Os resultados indicam que a gamificação permitiu aos sujeitos evidenciarem formas singulares de se posicionar em relação à leitura, à escrita e diferentes formas de ser, agir e elaborar sentidos no contexto escolar, entretanto, o uso das Tecnologias Digitais e da gamificação necessitam ser aliadas a uma prática que seja significativa para os sujeitos.

PALAVRAS-CHAVE: identidades; comunicação oral; gamificação; tecnologias digitais.


Texto completo:

PDF


DOI: https://doi.org/10.22456/2238-8915.100872

Direitos autorais 2020 Adriana Fischer, Mariana Vicentini

Licença Creative Commons
Este obra está licenciado com uma Licença Creative Commons Atribuição-NãoComercial-CompartilhaIgual 4.0 Internacional.

E-ISSN: 22388915 / ISSN Impresso: 0102-6267

LICENÇA

Os artigos publicados na revista estão sob a Licença Creative Commons Atribuição-NãoComercial-CompartilhaIgual 4.0 Internacional

INDEXADORES

  

     

   

 

           Imagen relacionada

   

Flag Counter