O ESTADO DA ARTE DOS ESTUDOS SOBRE LEGENDAGEM E ENSINO-APRENDIZAGEM DE LÍNGUAS ESTRANGEIRAS NAS ÚLTIMAS DÉCADAS

Bill Bot Adonis Arinos Lima e Sousa, Vládia Maria Cabral Borges

Resumo


O presente artigo é uma revisão bibliográfica dos estudos que tratam do uso da tarefa de produção de legendas fílmicas, legendagem, para o ensino e aprendizagem de línguas estrangeiras (LE). Para coleta desses trabalhos, consultamos o Portal de Periódicos – CAPES/MEC, a Biblioteca Digital Brasileira de Teses e Dissertações (BDTD), o Google Acadêmico e o Google.com.br. Após aplicação dos critérios de seleção, obtivemos 20 pesquisas, cujos resultados indicam diversos benefícios da legendagem didática, como o aprimoramento de habilidades linguísticas em LE e a formação de uma consciência intercultural.

PALAVRAS-CHAVE: estado da arte; legendagem; aprendizagem de língua estrangeira


Texto completo:

PDF


DOI: https://doi.org/10.22456/2238-8915.100226

Direitos autorais 2020 BILL BOB ADONIS ARINOS LIMA E SOUSA, VLÁDIA MARIA CABRAL BORGES

Licença Creative Commons
Este obra está licenciado com uma Licença Creative Commons Atribuição-NãoComercial-CompartilhaIgual 4.0 Internacional.

E-ISSN: 22388915 / ISSN Impresso: 0102-6267

LICENÇA

Os artigos publicados na revista estão sob a Licença Creative Commons Atribuição-NãoComercial-CompartilhaIgual 4.0 Internacional

INDEXADORES

  

     

   

 

           Imagen relacionada

   

Flag Counter