Performances como expressões da experiência estética: modos de apreensão e mecanismos operativos

Autores

  • Jorge Cunha Cardoso Filho Centro de Artes, Humanidades e Letras-UFRB POSCOM, UFBA
  • Juliana Freire Gutmann Departamento de Comunicação - UFBA.

DOI:

https://doi.org/10.19132/1807-8583201947.104-120

Palavras-chave:

Experiência estética. Performance. Operadores de análise.

Resumo

O artigo compreende as performances como expressões empíricas da experiência estética, entendendo que desestabilizações nas performances respondem por formas expressivas dessa experiência. Enquanto comportamentos restaurados, as performances podem ser observadas em situações sociais diversas, o que sugere possibilidades variadas de apreensão. Com base na observação de como temos acessado a performance a partir de distintos processos midiáticos, elencamos quatro figurações conceituais que podem ser tomadas enquanto mecanismos operativos de análise: mimesis, mise-en-scène, contexto comunicativo e gênero midiático.

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Biografia do Autor

Jorge Cunha Cardoso Filho, Centro de Artes, Humanidades e Letras-UFRB POSCOM, UFBA

Doutor em Comunicação, UFMG.

Docente do Mestrado em Comunicação, Universidade Federal do Recôncavo da Bahia

Juliana Freire Gutmann, Departamento de Comunicação - UFBA.

Coordenadora do Programa de Pós-Graduação em Comunicação e Cultura Contemporâneas, UFBA.

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Publicado

2019-08-06

Como Citar

Cardoso Filho, J. C., e J. F. Gutmann. “Performances Como Expressões Da Experiência estética: Modos De apreensão E Mecanismos Operativos”. Intexto, nº 47, agosto de 2019, p. 104-20, doi:10.19132/1807-8583201947.104-120.

Edição

Seção

Artigos