Mídia e Público: aproximações e diferenças discursivas em práticas participativas

Autores

  • Francilaine Munhoz Moraes Universidade de Brasília (UnB)
  • Zélia Leal Adghirni Universidade de Brasília

DOI:

https://doi.org/10.19132/1807-8583201534.589-605

Palavras-chave:

Participação do público. Mídia. Convergência. Jornalismo. Análise de discurso crítica.

Resumo

O objetivo deste artigo é analisar aproximações e diferenças discursivas entre mídia e público em processos de práticas participativas contemporâneas. Em estudo de caso, o foco são os modos como os atores se comportam discursivamente diante de tema compartilhado. A combinação de Hermenêutica de Profundidade e Análise de Discurso Textualmente Orientada compõe o desenho metodológico. Principais resultados: a mídia recorre ao gênero reportagem, segue modelos canônicos da narrativa noticiosa, pautada pela impessoalidade; os textos do público indicam movimentos retóricos em recorrência ao gênero relato pessoal, em abordagens biográficas, em que se ressaltam a pessoalidade e o pertencimento às histórias narradas.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Francilaine Munhoz Moraes, Universidade de Brasília (UnB)

Doutora em Comunicação, Faculdade de Comunicação, Universidade de Brasília (UnB)

Zélia Leal Adghirni, Universidade de Brasília

Jornalista e doutora em Ciências da Informação e da Comunicação pela Universidade Stendhal, Grenoble 3, França. Pós-doutoramento na Universidade de Rennes 1, França (2000). Professora aposentada da Universidade de Brasília (UnB)

Referências

AMADO, Janaína; FERREIRA, Marieta. Apresentação. In: AMADO, Janaína; FERREIRA, Marieta (Orgs). Usos e abusos da história oral. Rio de Janeiro: Fundação Getúlio Vargas, 1998. p. 9-25

ASSIS, Francisco. Personagens anônimos e histórias de interesse humano: a relação entre fonte e formato no jornalismo de Eliane Brum. In: CONGRESSO BRASILEIRO DE CIÊNCIAS DA COMUNICAÇÃO, 35., 2012, Fortaleza. Anais... Fortaleza: Intercom, 2012. p. 1-20

BARBATO, Silviane; CAIXETA, Juliana. Histórias de vida, identidade e memória: uma proposta metodológica. In: BASTOS, Liliana C.; LOPES, Luiz Paulo (Orgs.). Estudos de Identidade: entre saberes e práticas. Rio de Janeiro: Garamond, 2011. p. 103-123

BOURDIEU, Pierre. A ilusão biográfica. In: AMADO, Janaína; FERREIRA, Marieta (Orgs.). Usos e abusos da história oral. Rio de Janeiro: Fundação Getúlio Vargas, 1998. p. 183-191

CANAVILHAS, João. El nuevo ecosistema mediático. Index Comunicación, n. 1, p. 13-24, 2011.

CANCLINI, Nestor G. Consumidores e cidadãos: conflitos multiculturais da globalização. Rio de Janeiro: UFRJ, 2008.

CERTEAU, Michel de. A invenção do cotidiano: artes de fazer. EDIÇÃO. Petrópolis: Vozes, 2012.

CHARRON, Jean; DE BONVILLE, Jean. Typologie historique des pratiques journalistiques. In: BRIN, C.; CHARRON, J.; DE BONVILLE, J. (Dir.). Nature et transformation du journalism: théories et recheches empiriques. Québec: Les Presses de L'Université Laval, 2004. p. 141-217

CHOULIARAKI, Lilie; FAIRCLOUGH, Norman. Discourse in late modernity: rethinking critical discourse analysis. Edinburgh: Edinburgh University, 1999.

FAIRCLOUGH, Norman. Analysing discourse: textual analysis for social research. London; New York: Routledge, 2003.

FAIRCLOUGH, Norman. Discourse and social change. Cambridge: Polity, 1992.

FIDALGO, António. Da retórica às indústrias de persuasão. In: FERREIRA, Ivone; GONÇAVES, Gisela (Orgs.). Retórica e mediatização: as indústrias da persuasão. Covilhã: LabCom, 2010. p. 5-25

GOMES, Mayra R. Jornalismo e ciências da linguagem. São Paulo: Hacker, 2000.

JENKINS, Henry. Cultura da convergência. São Paulo: Aleph, 2009.

LAGE, Nilson. Estrutura da notícia. São Paulo: Ática, 2000.

LEVI, Giovanni. Usos da biografia. In: AMADO, Janaína; FERREIRA, Marieta (Orgs.). Usos e abusos da história oral. Rio de Janeiro: Fundação Getúlio Vargas, 1998. p. 168-182

LOPES GARCÍA, Xosé et al. A convergência como instrumento de renovação/conservação do jornalismo em Galícia: estratégias e indefinições. Brazilian Journalism Research, v. 8, n. 1, p. 50-64, 2012. Disponível em: <http://bjr.sbpjor.org.br/bjr/article/viewFile/400/369>. Acesso em: 10 jun. 2012.

MARQUES DE MELO, José. O desafio do estudo dos gêneros: entrevista. Revista de Jornalismo Pauta Geral, a. 10, n. 5, p. 11-20, 2003.

MOUILLAUD, Maurice. Da forma ao sentido. In: MOUILLAUD, Maurice; PORTO, Sergio. (Orgs.). O jornal: da forma ao sentido. Brasília: Universidade de Brasília, 2012a. p. 47-53

MOUILLAUD, Maurice. O nome do jornal. In: MOUILLAUD, Maurice; PORTO, Sergio. (Orgs.). O jornal: da forma ao sentido. Brasília: Editora Universidade de Brasília, 2012b. p. 101-113

PEREIRA, Fábio Henrique; MOURA, Dione O.; ADGHIRNI, Zélia L. (Orgs.). Apresentação. In: PEREIRA, Fábio Henrique; MOURA, Dione O.; ADGHIRNI, Zélia L. Jornalismo e sociedade: teorias e metodologias. Florianópolis: Insular, 2012. p. 9-11

PROJETO Generosidade da Editora Globo. Envie sua história. [S.l.], 2011. Disponível em: <http://www.projetogenerosidade.com.br/envie-sua-historia/>. Acesso em: 3 mai. 2012.

PROJETO Generosidade da Editora Globo. História: “Vaga-lume, educação na Amazônia”. [S.l.], 2012. Disponível em: <http://www.projetogenerosidade.com.br/2012/02/08/vaga-lume-educacao-na-amazonia/>. Acesso em: 10 jun. 2012.

RAMALHO, Viviane. Discurso e ideologia na propaganda de medicamentos: um estudo crítico sobre mudanças sociais discursivas. 2008. FOLHAS. Tese (Doutorado em Linguística), Universidade de Brasília, Brasília, 2008.

RAMALHO, Viviane; RESENDE, Viviane de Melo. Análise de discurso (para a) crítica: o texto como material de pesquisa. Campinas: Pontes, 2011.

SPOTORNO, Karla. A inclusão pelo chocolate: Um projeto para jovens com síndrome de Down mostra que uma aula de culinária faz muito mais do que ensinar a cozinhar. Época Negócios, São Paulo, 14 nov. 2011. Ação. Reportagem. Disponível em: <http://epocanegocios.globo.com/Revista/Common/0,,EMI277435-16642,00-A+INCLUSAO+PELO+CHOCOLATE.html>. Acesso em: 5 jan. 2012.

RODRIGUES, Adriano D. Delimitação, natureza e função do discurso midiático. In: MOUILLAUD, Maurice; PORTO, Sergio (Orgs.). O jornal: da forma ao sentido. Brasília: Editora Universidade de Brasília, 2012. p. 227-242

THOMPSON, John. B. Ideologia e cultura moderna: teoria social crítica na era dos meios de comunicação de massa. Petrópolis: Vozes, 1995.

THURMAN, Neil; HERMIDA, Alfred. Gotcha: how newsroom norms are shaping participatory journalism online. In: TUNNEY, Sean; GARRET, Monaghan (Orgs.). Web journalism: a new form of citizenship?. Eastbourne: Sussex Academic Press, 2010. Disponível em: <http://openaccess.city.ac.uk/179/2/thurman_hermida_ gotcha.pdf>. Acesso em: 15 fev. 2013.

TRAQUINA, Nelson. A tribo jornalística: uma comunidade interpretativa transnacional. In: TRAQUINA, Nelson. Teorias do jornalismo. Florianópolis: Insular, 2005. v. 2.

YIN, Robert. K. Estudo de caso: planejamento e métodos. Porto Alegre: Bookman, 2010.

Downloads

Publicado

2015-12-17

Como Citar

Moraes, F. M., e Z. L. Adghirni. “Mídia E Público: Aproximações E diferenças Discursivas Em práticas Participativas”. Intexto, nº 34, dezembro de 2015, p. 589-05, doi:10.19132/1807-8583201534.589-605.