Da verdade aos efeitos de verdade: contribuições das teorias semióticas e do discurso à comunicação em tempos de pós-verdade
DOI:
https://doi.org/10.19132/1807-8583202152.103489Palavras-chave:
Pós-verdade, Verdade, Efeito de verdade, Semiótica, Análise do discursoResumo
Este trabalho pretende contribuir com a epistemologia da comunicação na era da pós-verdade, a partir de um tensionamento semiótico e discursivo a respeito das noções de verdade e efeito de verdade. Para isso, o presente texto discute dilemas relativos aos signos, aos textos, aos discursos e à formação de sentido, que nos parecem não apenas relevantes para compreender aspectos gerais da relação mídia-sociedade, como também aspectos específicos da relação signo-objeto e da relação signo-interpretante, que constituem as bases da problematização sobre construção de realidade, opinião, crença e percepção sobre verdade. Entendemos que o campo de estudos em comunicação, dado seu lugar de destaque no debate sobre as imbricações entre fake news, mídia digital, opinião pública e política, tem um papel fundamental na sociedade contemporânea, que tanto precisa compreender fenômenos semiótico-discursivos.
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