Interatividade e potencialidade: do computador à TV digital

Autores

  • Valério Cruz Brittos Unisinos
  • Ana Maria Oliveira Rosa Unisinos

Palavras-chave:

Interatividade. TV digital. Processos midiáticos.

Resumo

O artigo apresenta uma discussão sobre o processo de interatividade na televisão digital terrestre. Para isso, além de apresentar o conceito e suas nuances, fazendo um contraponto com seu uso na internet, analisa algumas das poucas experiências internacionais de desenvolvimento deste recurso, em diversos suportes midiáticos. Considera-se que o desenvolvimento da interatividade poderá contribuir para a renovação do mercado televisivo, permitindo a criação de propostas comerciais inovadoras e gerando novas oportunidades para o sistema público. Ao mesmo tempo, reconhece-se que a interatividade – uma busca histórica do televisual mundial, havendo tentativas nesse sentido também no modelo analógico – não encerra o caminho de resolução dos problemas da televisão brasileira, enfaticamente quanto à necessidade de sua democratização, mas constitui-se num potencial de avanço.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Valério Cruz Brittos, Unisinos

Professor no Programa de Pós-Graduação em Ciências da Comunicação da Universidade do Vale do Rio dos Sinos (UNISINOS), pesquisador do Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico (CNPq), coordenador do Grupo de Pesquisa Comunicação, Economia Política e Sociedade (CEPOS), apoiado pela Ford Foundation, e doutor em Comunicação e Cultura Contemporâneas pela Faculdade de Comunicação (FACOM) da Universidade Federal da Bahia (UFBA). E-mail: .

Ana Maria Oliveira Rosa, Unisinos

Mestranda no Programa de Pós-Graduação em Ciências da Comunicação da Universidade do Vale do Rio dos Sinos (UNISINOS), onde é bolsista da Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior (CAPES), graduada em Jornalismo pela Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS), pós-graduada em Assessoria Linguística pelo Centro Universitário Ritter dos Reis (UNIRITTER) e membro do Grupo de Pesquisa Comunicação, Economia Política e Sociedade (CEPOS), apoiado pela Ford Foundation.

Downloads

Publicado

2009-09-29

Como Citar

Brittos, V. C., e A. M. O. Rosa. “Interatividade E Potencialidade: Do Computador à TV Digital”. Intexto, nº 20, setembro de 2009, p. 48-67, https://seer.ufrgs.br/index.php/intexto/article/view/8259.

Edição

Seção

Artigos