Fantasy game e reconfiguração da cultura desportiva: um estudo de caso do Cartola FC

Autores

  • Magnos Cassiano Casagrande Universidade Federal do Pampa
  • Suélen de Lima Lavarda Universidade Cruzeiro do Sul
  • Ada Cristina Machado Silveira Universidade Federal de Santa Maria

DOI:

https://doi.org/10.19132/1807-8583202152.95133

Palavras-chave:

Fantasy game, Futebol, Gamificação

Resumo

O artigo registra resultados de uma pesquisa sobre a reconfiguração da cultura desportiva a partir da criação e promoção comercial de fantasy games no futebol brasileiro. Analisa-se a relação existente entre o fantasy game Cartola FC e a forma de torcer de seus usuários torcedores do Campeonato Brasileiro de Futebol. Utilizam-se preceitos metodológicos da análise de conteúdo e dados coletados a partir da aplicação de questionários online. Entende-se que o fantasy game Cartola FC redefine aspectos da cultura futebolística, a forma de torcer, a forma de compreender o jogo. Ao estabelecer uma relação diferenciada com a audiência fideliza torcedores/usuários em favor de uma política esportiva qualificada.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Magnos Cassiano Casagrande, Universidade Federal do Pampa

Professor Substituto da Universidade Federal do Pampa, curso Publicidade e Propaganda. Doutor em Comunicação pela Universidade Federal de Santa Maria. Mestre em Comunicação pela Universidade Federal de Santa Maria. Bacharel em Publicidade e Propaganda pela Universidade Federal de Santa Maria

Suélen de Lima Lavarda, Universidade Cruzeiro do Sul

Jornalista formada pela Univesidade Federal de Santa Maria. Pós-graduanda em Jornalismo Esportivo na Universidade Cruzeiro do Sul. Auxiliar de Comunicação e Eventos na Universidade Regional Integrada do Alto Uruguai e das Missões.

Ada Cristina Machado Silveira, Universidade Federal de Santa Maria

Professora Titular da Universidade Federal de Santa Maria. Pesquisador do CNPq (Pq2). Possui graduação em Comunicação Social Jornalismo pela Universidade do Vale do Rio dos Sinos (1982), é Magister en Periodisme i Ciències de la Comunicació - Universitat Autònoma de Barcelona (1998), com mestrado em Extensão Rural pela Universidade Federal de Santa Maria (1992), Doctorado en Periodismo - Universitat Autònoma de Barcelona (2000) e com estágio pós-doutoral na Sorbonne III - La Nouvelle (França).

Referências

BARDIN, L. Análise de conteúdo. Lisboa: Edições 70, 2011.

CAILLOIS, R. Os jogos e os homens: a máscara e a vertigem. Lisboa: Cotovia, 1990.

CARLASSARA, E. O. C.; PAROLINI, P. L. L.; ROCCO JÚNIOR, A. J. Análise do comportamento do consumidor esportivo em relação à associação, consciência e fidelidade de marca: um estudo de caso da maratona de São Paulo. PODIUM Sport, Leisure and Tourism Review, São Paulo, v. 5, n. 2, p. 137-147, 2016.

CARTOLA FC. Cartola PRO 2019 sorteia carro 0KM no fim do ano e aumenta número de ligas; veja os benefícios: globoesporte.globo.com. 1 abril 2019.

CARTOLA FC. Twitter; @cartolafc, 2020. Acesso em: 21 out. 2020.

CARTOLA FC. [S. l.]: globoesporte.com, 2019. /.

CARTOLA FC. Em 731.611 times, Everton empata para o @Gremio sobe sua pontuação para 9,50 [...]. [S. l.], 26 jul. 2018. Twitter: @cartolafc.

CARVALHO, L. R. R.; OLIVEIRA, F. N. Quando o jogo na escola é bem mais que jogo: possibilidades de intervenção pedagógica no jogo de regras Set Game. Revista Brasileira de Estudos Pedagógicos, Brasília, v. 95, n. 240, p. 431-455, 2014.

CRUZ JÚNIOR, G. Burlando o círculo mágico: o esporte no bojo da gamificação. Movimento, Porto Alegre, v. 20, n. 3, p. 941-963, 2014.

DILLON, R. Game design and emotions: analysis models. In: LEE, N. Encyclopedia of computer graphics and games. Los Angeles: Springer, 2018.

FARDO, M. L. A gamificação aplicada em ambientes de aprendizagem. Renote, Porto Alegre, v. 11, n. 1, p. 1-9, 2013.

FERRARA, J. Games for Persuasion: argumentation, procedurality, and the Lie of Gamification. Games and Culture, [s. l], v. 8, n. 4, p. 289-304, 2013.

GIULIANOTTI, R. Fanaticos, seguidores, fas e flaneurs: uma taxonomia de identidades do torcedor no futebol. Recorde, Rio de Janeiro, v. 5, n. 1, p. 1-37, 2012.

GLOBOESPORTECOM. Pedro está no seu time do Cartola FC? [S. l.], 2018. Instagram: @globoesportecom.

MOTA, E.; COIMBRA, D.; PEIXOTO, M. M. P. Cartola FC Data Analysis: uma ferramenta para simulação, análise e visualização de dados para o fantasy game Cartola-FC. In: SIMPÓSIO BRASILEIRO DE SISTEMAS DE INFORMAÇÃO, 14., 2018, Caxias do Sul. Anais [...]. Caxias do Sul: ACM, 2018. p. 136-143.

NEVES, R. S. Medium: Cartola FC bate recordes em 2019. [S. l]: médium.com, 2 set. 2019.

RANHEL, J. O conceito de jogo e os jogos computacionais. In: SANTAELLA, L.; FEITOZA, M. (org.). Mapa do jogo: a diversidade cultural dos games. São Paulo: Cengage Learning, 2009. p. 3-22.

RECUERO, R.; ZAGO, G.; BASTOS, M. T. O Discurso dos #ProtestosBR: análise de conteúdo do Twitter. Galaxia, São Paulo, n. 28, p. 199-216, 2014.

SALEN, K.; ZIMMERMAN, E. Rules of Play: game design fundamentals. Cambridge: The MIT Press, 2004.

SEVENHAGO, I. J. S. Futebol na TV: evolução tecnológica e linguagem do espetáculo: Verso e Reverso, São Leopoldo, v.25, n.58, p. 22-31, 2011.

SILVA, R. N. B. et al. Futebol e a construção da imagem de treinadores pela mídia: um estudo a partir das notícias de um site de grande visitação na web. Revista Brasileira de Ciências do Esporte, Porto Alegre, v. 36, n. 3, p. 648-655, 2014.

SOUZA, V. de; GOMES, N. S. S. O aplicativo “Google Formulário” como ferramenta de avaliação em sala de aula. Philologus, Rio de Janeiro, v. 22, p. 1234-1251, 2016.

SPORTV. SporTV: sobre. [S. l.], [2019]. Facebook: @sportv.

CARTOLA FC. Em 731.611 times... [ S. l. ], 26 jul. 2018. Twitter: @cartolafc.

VESA, M.; HARVIAINEN, T. Gamification: concepts, consequences and critiques. Journal of Management Inquiry, [s. l.] v. 28, n. 2, p. 128-130, 2018.

VIEIRA, C. Cartola FC: Fred bate recorde de Jô e se torna o jogador mais escalado da história em uma rodada. [S. l.]: torcedores.com, 1 maio 2019.

ZAGO, G. da S. O Twitter como suporte para produção e difusão de conteúdos jornalísticos. In: ENCONTRO NACIONAL DE PESQUISADORES EM JORNALISMO, 6., 2008, São Bernardo do Campo. Anais [...] São Bernardo do Campo: [s. n] 2008. p. 1-16.

Downloads

Publicado

2021-05-14

Como Citar

Casagrande, M. C., S. de L. Lavarda, e A. C. M. Silveira. “Fantasy Game E reconfiguração Da Cultura Desportiva: Um Estudo De Caso Do Cartola FC”. Intexto, nº 52, maio de 2021, p. 95133, doi:10.19132/1807-8583202152.95133.

Edição

Seção

Artigos