O algoritmo e o fluxo: Netflix, aprendizado de máquina e algoritmos de recomendações

Autores

  • João Damasceno Martins Ladeira Unisinos

DOI:

https://doi.org/10.19132/1807-8583201947.166-184

Palavras-chave:

Estudos de televisão. Streaming. Inteligência artificial

Resumo

Este artigo discute o sistema de recomendações da Netflix, na expectativa de compreender tais técnicas como parte das estratégias contemporâneas para a reordenação da televisão e do audiovisual. Problematiza uma tecnologia indispensável a estas sugestões: a inteligência artificial, na expectativa de depreender questões de impacto cultural inscritas nesta técnica. Estas recomendações serão analisadas em sua relação com a forma outrora decisiva para a constituição do broadcast: o fluxo televisivo. O texto investiga o sentido destas ferramentas tão influentes para definir uma televisão baseada na manipulação de acervos, e não na programação determinada previamente à transmissão do conteúdo. A conclusão explora as consequências destes arquivos, que concedem ao usuário uma sensação de escolha em tensão com o caráter mecânico destas imagens.

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Biografia do Autor

João Damasceno Martins Ladeira, Unisinos

Doutor em sociologia (Iuperj). Professor do Programa de Pós-Graduação em Ciências da Comunicação (Unisinos).

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Publicado

2019-08-06

Como Citar

Ladeira, J. D. M. “O Algoritmo E O Fluxo: Netflix, Aprendizado De máquina E Algoritmos De recomendações”. Intexto, nº 47, agosto de 2019, p. 166-84, doi:10.19132/1807-8583201947.166-184.

Edição

Seção

Artigos