O ethos do repórter de TV da Rede Globo
DOI:
https://doi.org/10.19132/1807-8583201739.60-79Palavras-chave:
Jornalismo. Telejornalismo. Ethos. Repórter. Discurso.Resumo
O artigo analisa os elementos instituintes das imagens de si de repórteres de televisão da Rede Globo, maior emissora do Brasil. A partir do conceito de ethos discursivo, discutimos como o discurso autorreferente afirma a identidade do jornalista e certos efeitos de verdade a respeito da reportagem. Por meio da análise do discurso de cinco entrevistas de repórteres da Rede Globo concedidas à também jornalista Fátima Bernardes, propomos que o ethos do repórter constrói-se em três dimensões: os atributos do “bom jornalista”, as características do “bom repórter” e as particularidades de pertencimento ao campo jornalístico. Como articuladores do ethos, os valores morais e os aspectos relacionados às rotinas profissionais convocam a audiência a se conectar com certas definições sobre o jornalismo.Downloads
Referências
AMOSSY, Ruth. Da noção retórica de ethos à análise do discurso. In: AMOSSY, Ruth (Org.). Imagens de si no discurso: a construção do ethos. São Paulo: Contexto, 2013.
BARSOTTI, Adriana. Jornalista em mutação: do cão de guarda ao mobilizador de audiência. Florianópolis: Insular, 2014.
BENETTI, Marcia. O jornalismo como gênero discursivo. Galáxia, São Paulo, v. 15, p. 13-28, 2008.
BENETTI, Marcia; HAGEN, Sean. Jornalismo e imagem de si: o discurso institucional das revistas semanais. Estudos em Jornalismo e Mídia, Florianópolis, v. 7, n. 1, p. 123-135, 2010.
BERTASSO, Daiane. Jornalismo de revista e ethos discursivo: as imagens de si nas capas e nos editoriais de Veja, Época, IstoÉ e CartaCapital. 2014. Tese (Doutorado em Comunicação e Informação)-Programa de Pós-Graduação em Comunicação e Informação, Universidade Federal do Rio Grande do Sul, Porto Alegre, 2014.
CHARAUDEAU, Patrick. Discurso das mídias. São Paulo: Contexto, 2009.
DEUZE, Mark. What is journalism?: professional identity and ideology of journalists reconsidered. Journalism, London, v. 6, n. 4, p. 442-464, 2005.
DONSBACH, Wolfgang. Psychology of news decision: factors behind journalists’ professional behavior. Journalism, London, v. 5, n. 2, p. 131-157, 2004.
EKSTRÖM, Mats. Interviewing, quoting, and the development of modern news journalism: a study of the Swedish press 1915–1995. In: EKSTRÖM, Mats; KROON, Åsa; NYLUND, Mats. News from the Interview Society. Göteborg: Nordicom, 2006.
ENCONTRO com Fátima Bernardes. Apresentado por Fátima Bernardes. Rio de Janeiro: Rede Globo de Televisão, 14 nov. 2012a. Entrevista com Heraldo Pereira.
ENCONTRO com Fátima Bernardes. Apresentado por Fátima Bernardes. Rio de Janeiro: Rede Globo de Televisão, 21 nov. 2012b. Entrevista com Gloria Maria.
ENCONTRO com Fátima Bernardes. Apresentado por Fátima Bernardes. Rio de Janeiro: Rede Globo de Televisão, 19 dez. 2012c. Entrevista com André Luiz Azevedo.
ENCONTRO com Fátima Bernardes. Apresentado por Fátima Bernardes. Rio de Janeiro: Rede Globo de Televisão, 26 dez. 2012d. Entrevista com Beatriz Thielmann.
ENCONTRO com Fátima Bernardes. Apresentado por Fátima Bernardes. Rio de Janeiro: Rede Globo de Televisão, 02 jan. 2013. Entrevista com Isabela Scalabrini.
FRANCISCATO, Carlos Eduardo. A construção do campo do jornalismo em uma perspectiva histórica. Intexto, Porto Alegre, v. 1, n. 18, p. 1-18, 2008.
GOFFMAN, Erving. Ritual de interação: ensaios sobre o comportamento face a face. Petrópolis: Vozes, 2011.
HADDAD, Galit. Ethos prévio e ethos discursivo: o exemplo de Romain Rolland. In: AMOSSY, Ruth (Org.). Imagens de si no discurso: a construção do ethos. 2. ed. São Paulo: Contexto, 2013.
HAGEN, Sean. A emoção como estratégia de fidelização ao telejornal: um estudo de recepção sobre os laços entre apresentadores e telespectadores do Jornal Nacional. Tese (Doutorado em Comunicação e Informação)-Programa de Pós-Graduação em Comunicação e Informação, Universidade Federal do Rio Grande do Sul, Porto Alegre, 2009.
HALL, Stuart et al. A produção social das notícias: o “mugging” nos media. In: TRAQUINA, Nelson (Org.). Jornalismo: questões, teorias e “estórias”. Lisboa: Vega, 1993.
HERSCOVITZ, Heloiza Golbspan. Brazilian journalists in 21st century. In: WEAVER, David H.; WILLNAT, Lars (Org.). The global journalist in the 21st century. New York: Routledge, 2012.
HERSCOVITZ, Heloiza Golbspan. Brazilian journalists’ perceptions of media roles, ethics and foreign influences on Brazilian journalism. Journalism Studies, New York, v. 5, n. 1, p. 71-86, 2004.
LAGO, Cláudia. O Romantismo morreu? Viva o Romatismo! Ethos romântico no jornalismo. 2002. Tese (Doutorado em Comunicação)-Programa de Pós-Graduação em Ciências da Comunicação, Universidade de São Paulo, São Paulo, 2002.
LAGO, Cláudia. Reflexões sobre antropologia e comunicação: ethos romântico do jornalismo enquanto estudo de caso. In: TRAVANCAS, Isabel; FARIAS, Patrícia (Org.). Antropologia e Comunicação. Rio de Janeiro: Garamond, 2003.
LISBOA, Silvia. Jornalismo e a credibilidade percebida pelo leitor: independência, imparcialidade, honestidade, objetividade e coerência. 2012. Dissertação (Mestrado em Comunicação e Informação)-Programa de Pós-Graduação em Comunicação e Informação, Universidade Federal do Rio Grande do Sul, Porto Alegre, 2012.
LOPES, Fernanda Lima. O papel da retórica na construção da identidade do jornalista. Comunicação e Sociedade, São Bernardo do Campo, v. 33, n. 56, p. 265-285, 2011.
MAINGUENEAU, Dominique. A propósito do ethos. In: MOTTA, Ana Raquel; SALGADO, Luciana (Org.). Ethos discursivo. 2. ed. São Paulo: Contexto, 2014.
MAINGUENEAU, Dominique. Ethos, cenografia, incorporação. In: AMOSSY, Ruth (Org.). Imagens de si no discurso: a construção do ethos. São Paulo: Contexto, 2013.
MAINGUENEAU, Dominique. Doze conceitos em análise do discurso. São Paulo: Parábola Editorial, 2010.
MAROCCO, Beatriz. Os procedimentos de controle e a resistência na prática jornalística. Galáxia, São Paulo, n. 30, p. 73-85, 2015.
MAROCCO, Beatriz. O jornalista e a prática. São Leopoldo: Unisinos, 2012.
ORLANDI, Eni. Análise de discurso: princípios e procedimentos. 3. ed. Campinas: Pontes, 2001.
PONTE, Cristina. Os jornalistas como “comunidade interpretativa transnacional”. Estudos em Jornalismo e Mídia, Florianópolis, v. 6, n. 1, p. 143-159, 2009.
REGINATO, Gisele Dotto. As finalidades do jornalismo: o que dizem veículos, jornalistas e leitores. 2016. Tese (Doutorado em Comunicação e Informação)-Programa de Pós-Graduação em Comunicação e Informação, Universidade Federal do Rio Grande do Sul, Porto Alegre, 2016.
RODRIGUES, Adriano Duarte. O acontecimento. In: TRAQUINA, Nelson (Org.). Jornalismo: questões, teorias e “estórias”. Lisboa: Vega, 1993.
SARTOR, Basilio Alberto. Jornalismo e comunicação organizacional em diálogo: imagens-conceito da assessoria de imprensa e interações entre fontes, assessores e jornalistas. 2011. Dissertação (Mestrado em Comunicação e Informação)-Programa de Pós-Graduação em Comunicação e Informação, Universidade Federal do Rio Grande do Sul, Porto Alegre, 2011.
SCHLESINGER, Philip. Os jornalistas e a sua máquina do tempo. In: TRAQUINA, Nelson (Org.). Jornalismo: questões, teorias e “estórias”. Lisboa: Vega, 1993.
SILVEIRA, José Ricardo da. O jornalista na comunicação das organizações: cultura profissional e autopercepção. Tese (Doutorado em Comunicação)-Programa de Pós-Graduação em Comunicação, Universidade de Brasília, Brasília, 2010.
SINGER, Jane B. Sem medo do futuro: ética do jornalismo, inovação e um apelo à flexibilidade. Comunicação e Sociedade, São Bernardo do Campo, v. 25, p. 49-66, 2014.
SOLOSKI, John. O jornalismo e o profissionalismo: alguns constrangimentos no trabalho jornalístico. In: TRAQUINA, Nelson (Org.). Jornalismo: questões, teorias e “estórias”. Lisboa: Vega, 1993.
STORCH, Laura. O leitor imaginado no jornalismo de revista: uma proposta metodológica. Tese (Doutorado em Comunicação e Informação)-Programa de Pós-Graduação em Comunicação e Informação, Universidade Federal do Rio Grande do Sul, Porto Alegre, 2012.
TRAVANCAS, Isabel. O mundo dos jornalistas. São Paulo: Summus, 1992.
VAN DER WÜRFF, Richard; SCHOENBACH, Klaus. Civic and citizen demands of news media and journalists: what does the audience expect from good journalism. Journalism & Mass Communication Quaterly, London, v. 91, n. 3, p. 433-451, 2014.
VOBIC, Igor; MILOJEVIC, Ana. Societal roles of online journalists in Slovenia and Serbia: self-perceptions in relation to the audience and print journalists. Participation: Journal of Audience & Reception Studies, London, v. 9, n. 2, p. 469-491, 2012.
WEAVER, David H. The global journalist: news people around the world. Cresskill: Hampton Press, 1998.
WILLNAT, Lars; WEAVER, David H.; CHOI, Jiyang. The global journalist in the twenty-first century: a cross-national study of journalistic competences. Journalism Practice, London, v. 7, n. 2, p. 163-183, 2013.
ZELIZER, Barbie. Os jornalistas enquanto comunidade interpretativa. Revista de Comunicação e Linguagens, Lisboa, n. 27, p. 33-61, fev. 2000.
Downloads
Publicado
Como Citar
Edição
Seção
Licença
Copyright (c) 2017 Marcia Benetti, Débora Lapa Gadret
Este trabalho está licenciado sob uma licença Creative Commons Attribution-NonCommercial 4.0 International License.
Os Direitos Autorais dos artigos publicados neste periódico pertencem aos autores, e os direitos da primeira publicação são garantidos à revista. Por serem publicados em uma revista de acesso livre, os artigos são de uso gratuito, com atribuições próprias, em atividades educacionais e não-comerciais.
A revista utiliza a Licença de Atribuição Creative Commons (CC BY-NC), que permite o compartilhamento de trabalhos com reconhecimento de autoria.