O autor de telenovela na internet: um estudo das estratégias de Aguinaldo Silva

Autores

  • Wesley Pereira Grijó Universidade Federal do Pampa

DOI:

https://doi.org/10.19132/1807-8583201636.84-102

Palavras-chave:

Telenovela. Redes sociais. Convergência midiática.

Resumo

O objetivo deste artigo é abordar as estratégias do autor Aguinaldo Silva para inserir sua obra no contexto da convergência midiática e da Web 2.0. Observa-se empiricamente os conteúdos postados durante os primeiros meses de exibição da telenovela Império (Rede Globo, 2014) pelo referido profissional nas plataformas online que utiliza: site, Twitter e Facebook. Nas plataformas, as postagens foram relacionadas dentro de três grandes temáticas: a antecipação da trama, a promoção do elenco e o compartilhamento de conteúdo do site oficial da novela. Em especial, o autor utiliza o Twitter para responder aos críticos de sua obra, compartilhar críticas positivas e relacionar elementos da trama com a conjuntura do país. Verifica-se, portanto, que a relação entre a televisão e a Internet se efetivou na propagação e convergência de conteúdo.

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Biografia do Autor

Wesley Pereira Grijó, Universidade Federal do Pampa

Doutor em Comunicação e Informação pela Universidade Federal do Rio Grande do Sul. Mestre em Comunicação pela Universidade Federal de Goiás. Bacharel em Comunicação Social pela Universidade Federal do Maranhão. Professor da Universidade Federal do Pampa.

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Publicado

2016-08-26

Como Citar

Grijó, W. P. “O Autor De Telenovela Na Internet: Um Estudo Das estratégias De Aguinaldo Silva”. Intexto, nº 36, agosto de 2016, p. 84-102, doi:10.19132/1807-8583201636.84-102.

Edição

Seção

Artigos