Assistencialismo midiático: uma nova estratégia de legitimação social

Autores

  • Pedrinho Guareschi PUCRS
  • Giordano Larangeira Dias PUCRS
  • Mariane Rigatti Hartmann PUCRS

Palavras-chave:

Mídia Brasileira. Assistencialismo Midiático. Ideologia.

Resumo

O artigo é fruto de uma longa investigação sobre recepção da mídia pela população. Foram investigados, através de grupos focais, os seis programas mais assistidos dos seis principais canais de televisão brasileira, no ano de 2003. Eram produzidos compactos dos programas e mostrados a grupos focais, trinta ao todo, constituídos por grupos representativos da população. Entre os principais achados, discutimos neste artigo apenas um que se mostrou central na investigação e que denominamos de “assistencialismo midiático”. Tal conceito procura significar que a razão principal de telespectadores acharem que um canal, um programa, ou um apresentador serem bons e merecerem ser assistidos, deve-se ao fato de eles ajudarem as pessoas. Na discussão e interpretação das informações, esse achado é analisado tendose em conta toda a história do Brasil, e a influência dessa cultura e práticas na construção de uma subjetividade dependente, a partir de práticas assistencialistas presentes em todas as dimensões da sociedade. Essa prática se manifesta, hoje, com outra faceta: um assistencialismo midiático, continuando a reproduzir relações de dependência.

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Biografia do Autor

Pedrinho Guareschi, PUCRS

Doutor em Psicologia Social e Comunicação pela UWM (Wisconsin, EUA). Professor da PUCRS e Pesquisador do CNPq. Coordenador do Projeto de Pesquisa Comunicação e Cidadania: um estudo ideológico e ético da mídia televisiva no Brasil.

Giordano Larangeira Dias, PUCRS

Estudante de Psicologia da PUCRS e bolsista de Iniciação Científica do CNPq.

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Publicado

2008-05-24

Como Citar

Guareschi, P., G. L. Dias, e M. R. Hartmann. “Assistencialismo midiático: Uma Nova estratégia De legitimação Social”. Intexto, nº 16, maio de 2008, p. 71-89, https://seer.ufrgs.br/index.php/intexto/article/view/4242.

Edição

Seção

Artigos