Rupturas performáticas em sites de redes sociais: um olhar sobre fissuras no processo de apresentação de si a partir de e para além de Goffman
DOI:
https://doi.org/10.19132/1807-8583201944.74-98Palavras-chave:
Performatic ruptures. Social network sites. Goffman.Resumo
Uma série de estudos tem se dedicado a investigar os processos de "representação" dos sujeitos em sites de redes sociais. Boa parte deles se apoia nos preceitos da perspectiva dramatúrgica de Goffman para tal, focando-se em como os atores sociais constroem "fachadas" de si nesses ambientes de modo, em geral, a manter uma "coerência expressiva" entre seus selves on e off-line. Contudo, propomos, neste trabalho, olhar para os momentos de rupturas performáticas, isto é, quando as intencionalidades dos atores não são cumpridas, causando efeitos inesperados. Argumentamos, junto à análise exploratória de dois casos, que, por um lado, pouco tem se discutido sobre tais rupturas e, por outro, que à perspectiva goffmaniana devem ser acrescentadas bases teóricas outras e mais contemporâneas que nos permitam: a) entender as especificidades dos ambientes digitais e b) tratar os diversos actantes envolvidos, humanos e não humanos, enquanto mediadores fundamentais nessas dinâmicas.
Downloads
Referências
ANDERSON, Billy. Bel Pesce e suas mentiras, linguagem corporal. In: YOUTUBE. San Mateo, 2017. Disponível em: <https://www.youtube.com/watch?v=FT7te1f7Trw>. Acesso em: 13 ago. 2017.
BARASH, Vladimir et al. Faceplant. Impressions (Mis)management in Facebook Status Updates. In: INTERNATIONAL AAAI CONFERENCE ON WEBLOGS AND SOCIAL MEDIA, 4., Washington. Proceedings… Washington: Association for the advancement of artificial intelligence, 2010. p. 207-210.
BIRNBAUM, Matthew. Taking Goffman on a tour of Facebook: college students and the presentation of self in a mediated digital environment. ProQuest: Ann Arbor, 2011.
BOYD, danah. Social Network Sites as networked publics: Affordances, Dynamics, and implications. In: PAPACHARISSI, Zizi (Ed.). A networked self: Identity, Community and Culture on Social Network Sites. London: Routledge, 2011, pp. 39-58.
BOYD, danah. Why Youth Love Social Network Sites: The Role of Networked Publics in Teenage Social Life. In: BUCKINGHAM, David (Ed.). Youth, identity, and digital media. Cambridge: The MIT Press, 2008. p. 119-142.
BOYD, danah; ELLISON, Nicole. Social network sites: definition, history, and scholarship. Indiana: Journal of Computer-Mediated Communication, Indiana, v. 13, n. 1, Out. 2007.
BOYD, danah; HEER, Jeffrey. Profiles as Conversation: networked identity performance on friendster. Hawai'i International Conference on System Sciences, 39., 2007, Kauai. Proceedings… Kauai: IEEE Computer Society, 2006.
BRUNO, Fernanda. Rastros digitais: o que eles se tornam quando vistos sob a perspectiva da teoria ator-rede? In: ENCONTRO ANUAL DA COMPÓS, 21., 2012, Juiz de Fora. Anais... Juiz de Fora: Associação Nacional dos Programas de Pós-graduação em Comunicação, 2012.
CARRERA, Fernanda. Marcas humanizadas e suas interações sociais com consumidores no ambiente digital. Curitiba: Appris, 2018.
CARRERA, Fernanda; OLIVEIRA, Thaiane. Performance e teatralidade na publicidade pervasiva: análise dos cases Skyfall e Fantastic Delites. Intexto, Porto Alegre, n. 30, p. 184-201, 2014.
DO PÃO AO CAVIAR. Quem somos. 2017. Disponível em: <http://dopaoaocaviar.com.br/quem-somos/>. Acesso em: 30 abr. 2017.
FIGUEIREDO, Camila. A cibercultura e as narrativas de vida inspiracionais da cultura empreendedora: de pessoas “comuns” a celebridades. In: CONGRESSO BRASILEIRO DE CIÊNCIAS DA COMUNICAÇÃO, 39., INTERCOM, 2016, São Paulo. Anais... São Paulo: INTERCOM, 2016.
FONSECA, Mariana. Crowdfunding da hamburgueria de Leo e Bel Pesce é cancelado. Exame, São Paulo, 5 set. 2016.
GIL, Antonio. Métodos e técnicas de pesquisa social. 2. ed. São Paulo: Atlas, 1989.
GOFFMAN, Erving. A representação do eu na vida cotidiana. Petrópolis: Vozes, 2009.
GOFFMAN, Erving. Comportamento em lugares públicos: notas sobre a organização social dos ajuntamentos. Petrópolis, RJ: Vozes, 2010.
HERRING, Susan. Gender differences in CMC: findings and implications. CPSR Newsletter, Seattle, v. 18, n. 1, 2000.
JESUS, Eduardo; SALGADO, Tiago; SILVA, Polyana. Performances e produção de efeitos subjetivos no Instagram e no YouTube. Revista Fronteiras: estudos midiáticos, São Leopoldo, v. 16, n. 3, p. 243-256, 2014.
LATOUR, Bruno. Reassembling the social: an introduction to actor-network-theory. New York: Oxford University Press, 2005.
LEME, Fernanda Paes. [Tweet da atriz Fernanda Paes Leme]. 2014.
LOPES, Yuri. Contratado da Tim, Luciano Huck posta foto usando celular da Vivo. A Redação, Goiânia, 2013.
MALINI, Fabio. Um método perspectivista de análise de redes sociais: cartografando topologias e temporalidades em rede. In: ENCONTRO ANUAL DA COMPÓS, 25., 2016, Goiânia. Anais... Goiânia: Associação Nacional dos Programas de Pós-graduação em Comunicação, 2016.
MILLER, Daniel. Tales from Facebook. Cambridge: Polity, 2011.
NOBRE, Izzy. Bel Pesce e o empreendedorismo de palco: porque a Menina do Vale não vale tanto assim. In: MEDIUM. 2016.
NOBRE, Izzy. E a Bel Pesce continua mentindo. 2017. Disponível em: <https://www.youtube.com/watch?v=SU7nOgWxHV4>. Acesso em: 12 maio 2018.
NUNES, João. Erving Goffman: a análise de quadros e a sociologia da vida quotidiana. Revista Crítica de Ciências Sociais, Coimbra, Portugal, n. 37, p. 33-49, jun. 1993.
OLIVEIRA NETA, Juracy. A imagem técnico-memética no Facebook. 2016. Dissertação (Mestrado em Comunicação) - Programa de Pós-Graduação em Comunicação, Universidade do Estado do Rio de Janeiro, Rio de Janeiro, 2016.
PEREIRA DE SÁ, Simone; POLIVANOV, Beatriz. Auto-reflexividade, coerência expressiva e performance como categorias para análise dos sites de redes sociais. Revista Contemporânea, Salvador, v. 10, n. 3, p. 574-596, 2012.
PEREIRA, Marília. Éthos em rede: dinâmicas, apropriações e implicações éticas do éthos conectado no Facebook. 2016. Dissertação (Mestrado em Comunicação e Práticas de Consumo) – Escola Superior de Propaganda e Marketing, São Paulo, 2016.
POLIVANOV, Beatriz. Dinâmicas identitárias em sites de redes sociais: estudo com participantes de cenas de música eletrônica no Facebook. Rio de Janeiro: Multifoco, 2014.
RECUERO, Raquel. Redes sociais na internet. Porto Alegre: Sulina, 2009.
RIBEIRO, José Carlos. Um olhar sobre a sociabilidade no ciberespaço: aspectos sócio-comunicativos dos contatos interpessoais efetivados em uma plataforma interacional on-line. 2003. Tese (Doutorado em Comunicação e Cultura Contemporâneas) – Faculdade de Comunicação, Universidade Federal da Bahia, Salvador, 2003.
RIBEIRO, José Carlos; FALCÃO, Thiago; SILVA, Tarcízio. Gerenciamento de impressões pessoais através de aplicativos sociais: uma proposta de análise. In: CONGRESSO BRASILEIRO DE CIÊNCIAS DA COMUNICAÇÃO, 33., 2010, Caxias do Sul, 2010. Anais... Caxias do Sul: Intercom, 2010.
RIBEIRO, José; NEJM, Rodrigo; MIRANDA, Thais. Auto-revelação em ambientes digitais: reflexões sobre a privacidade de adolescentes em sites de redes sociais. In: SIMPÓSIO EM TECNOLOGIAS DIGITAIS E SOCIABILIDADE – SIMSOCIAL, 2012, Salvador, 2012. Anais... Salvador: Grupo de pesquisa em interação, tecnologias digitais e sociedade, 2012. p. [1-15].
RUSSEL. 'Marilene não se mete' viraliza nas redes sociais, assista ao vídeo. In: Blasting News, Chiasso, 26 set. 2016.
RUTTER, Jason.; SMITH, G. W. H. Ritual aspects of CMC sociability. In: ESPRIT I3 WORKSHOP ON ETHNOGRAPHIC STUDIES IN REAL AND VIRTUAL COMMUNITIES, 1999, Queen Margaret University College, Edinburgh. Proceedings… Edinburgh: Queen Margaret University College, 1999.
SCHAU, Hope; GILLY, Mary. We Are What We Post? self-presentation in personal web space. Journal of Consumer Research, Oxford, v. 30, n. 3, dez. 2003.
SHAVIRO, Steven. The Universe of Things. In: OBJECT-ORIENTED ONTOLOGY SYMPOSIUM, 2010, Atlanta. Proceedings... Atlanta: Georgia Tech, 2010.
SMITH, Greg. Erving Goffman. New York: Routledge, 2006.
UOL. Atriz Fernanda Paes Leme comete gafe no Twitter e vira piada. UOL, São Paulo 28 ago. 2014. UOL TV e famosos.
USKI, Suvi; LAMPINEN, Airi. Social norms and selfpresentation on social network sites: profile work in action. New Media & Society, Thousand Oaks, v. 18, n. 3, p. 447-464, 2016.
WALTHER, Joseph. Selective self-presentation in computer-mediated communication: hypersonal dimensions of technology, language, and cognition. Computers in Human Behavior, Amsterdam, v. 23, n. 5, p. 2538–2557, Sept. 2007.
ZHAO, Shanyang; GRASMUCK, Sherri; MARTIN, Jason. Identity construction on Facebook: digital empowerment in anchored relationships. Computers in Human Behavior, Amsterdam, v. 24, n. 5, p. 1816-1836, 2008.
Downloads
Publicado
Como Citar
Edição
Seção
Licença
Copyright (c) 2018 Beatriz Brandão Polivanov, Fernanda Ariane Silva Carrera
Este trabalho está licenciado sob uma licença Creative Commons Attribution-NonCommercial 4.0 International License.
Os Direitos Autorais dos artigos publicados neste periódico pertencem aos autores, e os direitos da primeira publicação são garantidos à revista. Por serem publicados em uma revista de acesso livre, os artigos são de uso gratuito, com atribuições próprias, em atividades educacionais e não-comerciais.
A revista utiliza a Licença de Atribuição Creative Commons (CC BY-NC), que permite o compartilhamento de trabalhos com reconhecimento de autoria.