O (des)interesse no amor romântico em tempos de aplicativos de paquera

Autores

  • Ricardo Fernandes Doutorando, Universidade Federal do Rio Grande do Sul
  • Patrícia Rakel De Castro Sena Doutora, Universidade Federal do Maranhão

DOI:

https://doi.org/10.19132/1807-858320190.146-163

Palavras-chave:

Desinteresse. Amor romântico. Análise de conteúdo. Par Perfeito. Facebook.

Resumo

O impacto dos aplicativos de paquera na vida de seus usuários orientou o entendimento de que a solidez, a segurança e a monogamia, valores basilares do amor romântico, fragmentaram-se frente às mudanças tecnológicas e à individualização desenfreada. A proposta deste artigo funda-se em explorar o desinteresse de usuários desses aplicativos em relações duradouras. Para tal, foi feita uma análise de conteúdo dos comentários feitos na campanha “Seu amor de verdade” na fanpage do aplicativo “Par Perfeito” no Facebook. Como mediadores de interesses individuais, o estudo revelou que os usuários manifestam um interesse velado na busca dessa modalidade de relacionamento através de reclamações ou lamentações.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Ricardo Fernandes, Doutorando, Universidade Federal do Rio Grande do Sul

Doutorando no Programa de Pós Graduação em Comunicação e Informação na Universidade Federal do Rio Grande do Sul. Mestre em Comunicação Social pela Universidade Federal de Pernambuco. Integrante do Laboratório de Interação Mediada por Computador (LIMC-UFRGS). Pesquisador do Grupo de Pesquisa em Estratégias Audiovisuais na Convergência (G-PEAC) integrado ao Núcleo de Estudos em Estratégias de Comunicação (NEEC-UFMA). O Ensino, Pesquisa e Extensão com ênfase em Produção em Rádio, TV & Mídias Digitais, Transmidiação, Convergência Midiática, Redes Sociais, TV Social. Experiência Profissional na área de Comunicação, com ênfase em Roteiro, Produção, Apresentação e Edição em Rádio,TV & Mídias Digitais, Assessoria de Comunicação & Imprensa, e Consultoria de Marketing Politico.

Patrícia Rakel De Castro Sena, Doutora, Universidade Federal do Maranhão

Docente nos cursos de Jornalismo e Publicidade & Propaganda da Universidade Ceuma. Doutora em Comunicação pelo Programa de Pós-Graduação em Comunicação, da Universidade Federal de Pernambuco (UFPE) em co-tutela com o curso Ciências da Comunicação da Universidade da Beira Interior (UBI)

Referências

AMARAL, O. C. Ela: o amor nos filmes e pelos filmes. Lumina, Juiz de Fora n. 1, v. 11, 2017.

BARDIN, L. Análise de conteúdo. Lisboa: Edições 70, 2004.

BOYD, D. Social network sites as networked publics: affordances, dynamics, and implications. In: PAPACHARISSI, Zizi (ed.). Networked self: identity, community, and culture on social network sites. Routledge, 2010. p. 39-58.

BRANDEN, N. A psicologia do amor romântico. Rio de Janeiro: Imago, 1982.

BAUMAN, Z. Amor líquido: sobre a fragilidade dos laços humanos. Rio de Janeiro: Jorge Zahar, 2004.

CASTRO, J. C. L. O amor virtual como instância de empreendedorismo e de reificação. In: Galaxia, São Paulo, n. 27, p. 72-84, jun. 2014.

FERNANDES, R.; ALMEIDA, B. O amor em tempos de comunicação digital: um balanço das pesquisas em periódicos brasileiros. In: ENCONTRO REGIONAL SUDESTE DE HISTÓRIA DA MÍDIA, 5., 2018, Belo Horizonte. Anais eletrônicos... Belo Horizonte: ALCAR, 2018.

FERNANDES, R. Seu amor de verdade: uma análise de conteúdo sobre a percepção do amor na Fanpage do aplicativo Par Perfeito. In: CONGRESSO DE CIÊNCIAS DA COMUNICAÇÃO NA REGIÃO SUDESTE, 23., 2018, Belo Horizonte. Anais... Belo Horizonte: Intercom Sudeste, 2018.

GIDDENS, A. A transformação da intimidade, sexualidade, amor & erotismo nas sociedades modernas. São Paulo: Editora da Universidade Estadual Paulista, 1993.

KRIPPENDORF, K. Content analysis, an introduction to its methodology. 3. ed. Thousand Oaks: Sage, 2012.

MAIA, J; BIANCHI, E. Tecnologia de geolocalização: Grindr e Scruff redes geosociais gays. Logos, Rio de Janeiro, v. 2, n. 24, jun./dez. 2014.

PARPERFEITO. [Página oficial no Facebook]. c2018.

RECUERO, R. Redes sociais na internet. Porto Alegre: Sulina, 2009.

RÜDIGER, F. O amor e a mídia: problemas de legitimação do romantismo tardio. Porto Alegre: Ed. UFRGS, 2013.

Downloads

Publicado

2019-04-18

Como Citar

Fernandes, R., e P. R. De Castro Sena. “O (des)interesse No Amor romântico Em Tempos De Aplicativos De Paquera”. Intexto, abril de 2019, p. 146-63, doi:10.19132/1807-858320190.146-163.

Edição

Seção

Artigos