Arqueologia da mídia: interrogando o novo na artemídia

Autores

  • Jussi Parikka University of Southampton, Southampton, Inglaterra

DOI:

https://doi.org/10.19132/1807-8583201739.201-214

Palavras-chave:

Teoria das mídias. Arqueologia das mídias. Artemídia. Mídias digitais. Tecnologia.

Resumo

Um dos fatos mais relevantes das “novas” artemídias [...] é a apreciação pelo obsoleto, pelo velho e pelo analógico. [...] As artemídias que empregam as mais novas tecnologias não se equiparam com as maneiras inovadoras com que as demais escavam velhas ideias [...] como maneira de demonstrar que nossa cultura não é [...] baseada em uma única linha de progresso linear. E se a existência paralela de outra realidade ao lado do digital [...] for tão importante quanto à maneira como estas velhas tecnologias persistem nas artemídias, nas galerias, nas curadorias e na cultura popular? A arqueologia das mídias é a escavação das ideias perdidas, das histórias alternativas e das condições de existência das mídias. [...] Neste sentido, há várias maneiras de abordar a arqueologia das mídias como parte da história das artemídias.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Referências

CONCEIVING Ada. Produced by Lynn Hersman. 1997. 1 DVD.

DANIELS, Dieter. Reverse engineering modernism with the last avant-garde. In: DANIELS, Dieter; REISINGER, Gunther (Org.). Net pioneers 1.0: contextualizing early net based art. Berlin: Sternberg Press, 2009, p. 15-62.

ERNST, Wolfgang. Digital memory and the archive. Minneapolis: University of Minnesota, 2013.

GOOGLE. DevArt. [2016]. Disponível em: <https://devart.withgoogle.com>. Acesso em: 31 out. 2016.

GRAU, Oliver. Introduction. In: GRAU, Oliver (Org.). MediaArtHistories. Cambridge, MA: The MIT Press, 2007, p.1-14.

HARRASSER, Karin. Switched-on vulnerability: designability, gender and technology with Laurie Anderson and Wendy Carlos. In: DANIELS, Dieter; SCHMIDT, Barbara U. (Org.). Artists as inventors – inventors as artists. Ostfildern: Hatje Cantz, 2008, p. 196-207.

HERTZ, Garnet. Dead media: research lab. 2009. Disponível em: <http://www.conceptlab.com/deadmedia/>. Acesso em: 31 out. 2016.

HERTZ, Garnet; PARIKKA, Jussi. Zombie media: circuit bending media archeology into an art media. Leonardo, Cambridge, v. 45, n. 5, p. 424-430, 2012.

HUHTAMO, Erkki. Art in the rear-view mirror: the media archaeological tradition in art. In: PAUL, Christine (Org.). A companion to digital art. New Jersey: Wiley-Blackwell, 2015.

HUHTAMO, Erkki. From Kaleidoscomaniac to cybernerd: notes toward an archaeology of the media. Leonardo, Cambridge, 30, n. 3, p. 221-224, 1997.

HUHTAMO, Erkki. Resurrectingthe technological past: an introduction to the archaeology of media art. InterCommunication, [S.l.], n. 14, 1995. Disponível em: <http://www.ntticc.or.jp/pub/ic_mag/ic014/huhtamo/huhtamo_e.html>. Acesso em: 31 out. 2016.

HUHTAMO, Erkki. Twin-Touch-Test-Redux: media archaeological approach to art, interactivity, and tactility. In: GRAU, Oliver (Ed.) MediaArtHistories. Cambridge: The MIT, 2007. p. 71-101.

HUHTAMO, Erkki; PARIKKA, Jussi (Orgs.). Media archaeology: approaches, applications and implications. Berkeley: University of California, 2011.

KLUITENBERG, Eric (Org.). Book of imaginary media. Amsterdam: NAi Publishers, 2006.

MEDIA ART HISTORY. 2017. Disponível em: . Acesso em: 31 out. 2016.

OCULUS. Rift e touch. 2016. Disponível em: <http://www.oculus.com/rift>. Acesso em: 31 out. 2016

PARIKKA, Jussi. Media archaeology: questioning the new in media arts. In: ERTAN, Ekmel (Ed.). Histories of the post digital. Istambul: Aksanat, 2016. p. 133-147. Disponível em: <http://postdigital.amberplatform.org/?p=562>. Acesso em: 31 out. 2016.

PARIKKA, Jussi. What is media archaeology? Cambridge: Polity, 2012.

PLANT, Sadie. Zeroes + ones: digital women and the new technoculture. New York: Doubleday, 1997.

SENGMÜLLER, Gebhard. Four media archaeological art works. In: SOMMERER, C., MIGNONNEAU, L.; KING, D. (Org.). Interface cultures: artistic aspects of interaction. Bielefeld: Transcript Verlag, 2008, p. 273-282.

STRAUVEN, Wanda. Media archaeology: where film history, media art, and new media (can) meet. In: NOORDEGRAAF, Julia et al. (Org.). Preserving and exhibiting media art: challenges and perspectives. Amsterdam: Amsterdam University Press, 2013, p. 59-79.

TOM, the Piper's son. Produced by Ken Jacobs. 1969. 1 DVD.

ZIELINSKI, Siegfried. Audiovision: cinema and television as entr’actes in history. Amsterdam: Amsterdam University, 1999.

ZIELINSKI, Siegfried. The deep time of the media: toward an archaeology of hearing and seeing by technical means. Cambridge: The MIT, 2006.

Downloads

Publicado

2017-05-23

Como Citar

Parikka, J. “Arqueologia Da mídia: Interrogando O Novo Na artemídia”. Intexto, nº 39, maio de 2017, p. 201-14, doi:10.19132/1807-8583201739.201-214.

Edição

Seção

Artigos