O ethos do repórter de TV da Rede Globo

Autores

  • Marcia Benetti UFRGS (Universidade Federal do Rio Grande do Sul)
  • Débora Lapa Gadret UNISINOS (Universidade do Vale do Rio dos Sinos)

DOI:

https://doi.org/10.19132/1807-8583201739.60-79

Palavras-chave:

Jornalismo. Telejornalismo. Ethos. Repórter. Discurso.

Resumo

O artigo analisa os elementos instituintes das imagens de si de repórteres de televisão da Rede Globo, maior emissora do Brasil. A partir do conceito de ethos discursivo, discutimos como o discurso autorreferente afirma a identidade do jornalista e certos efeitos de verdade a respeito da reportagem. Por meio da análise do discurso de cinco entrevistas de repórteres da Rede Globo concedidas à também jornalista Fátima Bernardes, propomos que o ethos do repórter constrói-se em três dimensões: os atributos do “bom jornalista”, as características do “bom repórter” e as particularidades de pertencimento ao campo jornalístico. Como articuladores do ethos, os valores morais e os aspectos relacionados às rotinas profissionais convocam a audiência a se conectar com certas definições sobre o jornalismo.

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Biografia do Autor

Marcia Benetti, UFRGS (Universidade Federal do Rio Grande do Sul)

Doutora em Comunicação e Semiótica pela PUC-SP, professora do Programa de Pós-Graduação em Comunicação e Informação da UFRGS, pesquisadora do CNPq e líder do grupo de pesquisa Nupejor (Núcleo de Pesquisa em Jornalismo) – UFRGS/CNPq.

Débora Lapa Gadret, UNISINOS (Universidade do Vale do Rio dos Sinos)

Doutora e mestre em Comunicação e Informação pela UFRGS, professora do curso de Jornalismo da UNISINOS e pesquisadora do Nupejor (Núcleo de Pesquisa em Jornalismo) – UFRGS/CNPq.

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Publicado

2017-05-23

Como Citar

Benetti, M., e D. L. Gadret. “O Ethos Do repórter De TV Da Rede Globo”. Intexto, nº 39, maio de 2017, p. 60-79, doi:10.19132/1807-8583201739.60-79.

Edição

Seção

Artigos