Mídia e Público: aproximações e diferenças discursivas em práticas participativas
DOI:
https://doi.org/10.19132/1807-8583201534.589-605Palavras-chave:
Participação do público. Mídia. Convergência. Jornalismo. Análise de discurso crítica.Resumo
O objetivo deste artigo é analisar aproximações e diferenças discursivas entre mídia e público em processos de práticas participativas contemporâneas. Em estudo de caso, o foco são os modos como os atores se comportam discursivamente diante de tema compartilhado. A combinação de Hermenêutica de Profundidade e Análise de Discurso Textualmente Orientada compõe o desenho metodológico. Principais resultados: a mídia recorre ao gênero reportagem, segue modelos canônicos da narrativa noticiosa, pautada pela impessoalidade; os textos do público indicam movimentos retóricos em recorrência ao gênero relato pessoal, em abordagens biográficas, em que se ressaltam a pessoalidade e o pertencimento às histórias narradas.
Downloads
Referências
AMADO, Janaína; FERREIRA, Marieta. Apresentação. In: AMADO, Janaína; FERREIRA, Marieta (Orgs). Usos e abusos da história oral. Rio de Janeiro: Fundação Getúlio Vargas, 1998. p. 9-25
ASSIS, Francisco. Personagens anônimos e histórias de interesse humano: a relação entre fonte e formato no jornalismo de Eliane Brum. In: CONGRESSO BRASILEIRO DE CIÊNCIAS DA COMUNICAÇÃO, 35., 2012, Fortaleza. Anais... Fortaleza: Intercom, 2012. p. 1-20
BARBATO, Silviane; CAIXETA, Juliana. Histórias de vida, identidade e memória: uma proposta metodológica. In: BASTOS, Liliana C.; LOPES, Luiz Paulo (Orgs.). Estudos de Identidade: entre saberes e práticas. Rio de Janeiro: Garamond, 2011. p. 103-123
BOURDIEU, Pierre. A ilusão biográfica. In: AMADO, Janaína; FERREIRA, Marieta (Orgs.). Usos e abusos da história oral. Rio de Janeiro: Fundação Getúlio Vargas, 1998. p. 183-191
CANAVILHAS, João. El nuevo ecosistema mediático. Index Comunicación, n. 1, p. 13-24, 2011.
CANCLINI, Nestor G. Consumidores e cidadãos: conflitos multiculturais da globalização. Rio de Janeiro: UFRJ, 2008.
CERTEAU, Michel de. A invenção do cotidiano: artes de fazer. EDIÇÃO. Petrópolis: Vozes, 2012.
CHARRON, Jean; DE BONVILLE, Jean. Typologie historique des pratiques journalistiques. In: BRIN, C.; CHARRON, J.; DE BONVILLE, J. (Dir.). Nature et transformation du journalism: théories et recheches empiriques. Québec: Les Presses de L'Université Laval, 2004. p. 141-217
CHOULIARAKI, Lilie; FAIRCLOUGH, Norman. Discourse in late modernity: rethinking critical discourse analysis. Edinburgh: Edinburgh University, 1999.
FAIRCLOUGH, Norman. Analysing discourse: textual analysis for social research. London; New York: Routledge, 2003.
FAIRCLOUGH, Norman. Discourse and social change. Cambridge: Polity, 1992.
FIDALGO, António. Da retórica às indústrias de persuasão. In: FERREIRA, Ivone; GONÇAVES, Gisela (Orgs.). Retórica e mediatização: as indústrias da persuasão. Covilhã: LabCom, 2010. p. 5-25
GOMES, Mayra R. Jornalismo e ciências da linguagem. São Paulo: Hacker, 2000.
JENKINS, Henry. Cultura da convergência. São Paulo: Aleph, 2009.
LAGE, Nilson. Estrutura da notícia. São Paulo: Ática, 2000.
LEVI, Giovanni. Usos da biografia. In: AMADO, Janaína; FERREIRA, Marieta (Orgs.). Usos e abusos da história oral. Rio de Janeiro: Fundação Getúlio Vargas, 1998. p. 168-182
LOPES GARCÍA, Xosé et al. A convergência como instrumento de renovação/conservação do jornalismo em Galícia: estratégias e indefinições. Brazilian Journalism Research, v. 8, n. 1, p. 50-64, 2012. Disponível em: <http://bjr.sbpjor.org.br/bjr/article/viewFile/400/369>. Acesso em: 10 jun. 2012.
MARQUES DE MELO, José. O desafio do estudo dos gêneros: entrevista. Revista de Jornalismo Pauta Geral, a. 10, n. 5, p. 11-20, 2003.
MOUILLAUD, Maurice. Da forma ao sentido. In: MOUILLAUD, Maurice; PORTO, Sergio. (Orgs.). O jornal: da forma ao sentido. Brasília: Universidade de Brasília, 2012a. p. 47-53
MOUILLAUD, Maurice. O nome do jornal. In: MOUILLAUD, Maurice; PORTO, Sergio. (Orgs.). O jornal: da forma ao sentido. Brasília: Editora Universidade de Brasília, 2012b. p. 101-113
PEREIRA, Fábio Henrique; MOURA, Dione O.; ADGHIRNI, Zélia L. (Orgs.). Apresentação. In: PEREIRA, Fábio Henrique; MOURA, Dione O.; ADGHIRNI, Zélia L. Jornalismo e sociedade: teorias e metodologias. Florianópolis: Insular, 2012. p. 9-11
PROJETO Generosidade da Editora Globo. Envie sua história. [S.l.], 2011. Disponível em: <http://www.projetogenerosidade.com.br/envie-sua-historia/>. Acesso em: 3 mai. 2012.
PROJETO Generosidade da Editora Globo. História: “Vaga-lume, educação na Amazônia”. [S.l.], 2012. Disponível em: <http://www.projetogenerosidade.com.br/2012/02/08/vaga-lume-educacao-na-amazonia/>. Acesso em: 10 jun. 2012.
RAMALHO, Viviane. Discurso e ideologia na propaganda de medicamentos: um estudo crítico sobre mudanças sociais discursivas. 2008. FOLHAS. Tese (Doutorado em Linguística), Universidade de Brasília, Brasília, 2008.
RAMALHO, Viviane; RESENDE, Viviane de Melo. Análise de discurso (para a) crítica: o texto como material de pesquisa. Campinas: Pontes, 2011.
SPOTORNO, Karla. A inclusão pelo chocolate: Um projeto para jovens com síndrome de Down mostra que uma aula de culinária faz muito mais do que ensinar a cozinhar. Época Negócios, São Paulo, 14 nov. 2011. Ação. Reportagem. Disponível em: <http://epocanegocios.globo.com/Revista/Common/0,,EMI277435-16642,00-A+INCLUSAO+PELO+CHOCOLATE.html>. Acesso em: 5 jan. 2012.
RODRIGUES, Adriano D. Delimitação, natureza e função do discurso midiático. In: MOUILLAUD, Maurice; PORTO, Sergio (Orgs.). O jornal: da forma ao sentido. Brasília: Editora Universidade de Brasília, 2012. p. 227-242
THOMPSON, John. B. Ideologia e cultura moderna: teoria social crítica na era dos meios de comunicação de massa. Petrópolis: Vozes, 1995.
THURMAN, Neil; HERMIDA, Alfred. Gotcha: how newsroom norms are shaping participatory journalism online. In: TUNNEY, Sean; GARRET, Monaghan (Orgs.). Web journalism: a new form of citizenship?. Eastbourne: Sussex Academic Press, 2010. Disponível em: <http://openaccess.city.ac.uk/179/2/thurman_hermida_ gotcha.pdf>. Acesso em: 15 fev. 2013.
TRAQUINA, Nelson. A tribo jornalística: uma comunidade interpretativa transnacional. In: TRAQUINA, Nelson. Teorias do jornalismo. Florianópolis: Insular, 2005. v. 2.
YIN, Robert. K. Estudo de caso: planejamento e métodos. Porto Alegre: Bookman, 2010.
Downloads
Publicado
Como Citar
Edição
Seção
Licença
Copyright (c) 2015 Francilaine Munhoz Moraes, Zélia Leal Adghirni
Este trabalho está licenciado sob uma licença Creative Commons Attribution-NonCommercial 4.0 International License.
Os Direitos Autorais dos artigos publicados neste periódico pertencem aos autores, e os direitos da primeira publicação são garantidos à revista. Por serem publicados em uma revista de acesso livre, os artigos são de uso gratuito, com atribuições próprias, em atividades educacionais e não-comerciais.
A revista utiliza a Licença de Atribuição Creative Commons (CC BY-NC), que permite o compartilhamento de trabalhos com reconhecimento de autoria.