Vantagem competitiva nas empresas contemporâneas

a informação e a inteligência competitiva na tomada de decisões estratégicas

Autores

  • Maria Eugênia Porém Universidade Estadual Paulista (UNESP)
  • Vanessa Cristina Bissoli dos Santos Universidade Estadual Paulista (UNESP)
  • Regina Célia Baptista Belluzzo Universidade Estadual Paulista (UNESP)

Palavras-chave:

Gestão da Informação. Gestão do Conhecimento. Inteligência Competitiva.

Resumo

Apresentam-se a importância da gestão da informação e da inteligência competitiva como fatores geradores de vantagem competitiva nas organizações. Por meio de um estudo junto à empresa Mizumo (SP) foi possível demonstrar como a obtenção e o uso de informações estratégicas apoiados nas ferramentas de inteligência competitiva podem trazer benefícios e subsídios às organizações na identificação de oportunidades e ameaças, ou mesmo contribuir na construção e execução de projetos inovadores que visem garantir qualidade de vida à sociedade.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Maria Eugênia Porém, Universidade Estadual Paulista (UNESP)

Doutora em Educação e Mestre em Comunicação pela Universidade Estadual Paulista – UNESP. Professora Assistente da Faculdade de Arquitetura, Artes e Comunicação (FAAC) da UNESP/Bauru, Depto de Comunicação Social - Curso de Relações Públicas.

Vanessa Cristina Bissoli dos Santos, Universidade Estadual Paulista (UNESP)

Mestranda em Ciência da Informação - Universidade Estadual Paulista – UNESP. Especialista em Gestão da Comunicação Mercadológica – Faculdades Integradas de Bauru – FIB. Especialista em Gestão Estratégica de Marketing – Centro Universitário Eurípedes de Marilia – UNIVEM

Regina Célia Baptista Belluzzo, Universidade Estadual Paulista (UNESP)

Pós-Doutora em Educação pela Universidade Estadual Paulista – UNESP. Doutora e Mestre em Ciência da Comunicação pela Universidade de São Paulo – USP. Professora do Programa de Mestrado e Doutorado em Ciências da Informação – UNESP/Marília e do Programa de Mestrado em Comunicação e em TV Digital- UNESP/Bauru

Referências

ALVARENGA NETO, R C. D. de. Gestão do conhecimento em organizações: proposta de mapeamento conceitual integrativo. São Paulo: Saraiva, 2008.

ANGELONI, M. T.; FIATES, G. G. S. Gestão do conhecimento: livro didático. Palhoça: UnisulVirtual, 2006.

BELLUZZO, R.C.B.Competência em informação: um diferencial das pessoas no século XXI. Unicamp, 2005. Disponível em: <http://www.fe.unicamp.br/getic/arquivos/Oficina_Regina.pdf>. Acesso em: 20 ago. 2010.

______. Unidades de informação sob a ótica da gestão –protocolos de certificação para acesso universal. Coordenadoria de documentação e informação jurídica. XXII CBBD, 2007. Disponível em: <http://cdij.pgr.mpf.gov.br/noticias/palestra_cbbd/T1_A2.pdf>. Acesso em: 20 ago. 2010.

BURKE, P. Uma história social do conhecimento: de Gutenberg a Diderot.Tradução Plinio Dentzien. Rio de Janeiro: Jorge Zahar Editor, 2003.

CABESTRÉ, S. A.; BELLUZZO, R C. B. Desenvolvimento e inovação no cotidiano do profissional de relações públicas. Anuário Unesco/Metodista de Comunicação Regional, Ano 12 n.12, p. 141-158, jan/dez. 2008. Disponível em: <https://www.metodista.br/revistas/revistas-ims/index.php/AUM/article/viewFile/1021/1066> Acesso em: 26 jun. 2011.

CASTELLS, M. Sociedade em rede: a era da informação: economia, sociedade e cultura. São Paulo: Paz e Terra, 1999.

CHOO, C.W. A organização do conhecimento:como as organizações usam a informação para cria significado, construir conhecimento e tomar decisões. 2.ed. São Paulo: Editora Senac São Paulo, 2006.

DAVENPORT, T. H. Ecologia da informação: por que só a tecnologia não basta para o sucesso na era da informação.São Paulo: Futura, 1998.

DIAS, M. M. K; BELLUZZO, R. C. B. Gestão da informação em ciência e tecnologia sob a ótica do cliente. Bauru: EDUSC, 2003. 184 p.

FULD, L. M. Inteligência competitiva: como se manter à frente dos movimentos da concorrência.Tradução Janaína Ruffoni. Rio de Janeiro: Campus, 2007.

GIL, A. C. Métodos e técnicas de pesquisa social. 6. ed. São Paulo: Atlas, 2002.

GIL, A.C. Estudo de caso. São Paulo: Atlas, 2009.

IBGE -Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística. Pesquisa Nacional de Saneamento Básico 2008. Rio de Janeiro, 2010.

LAVILLE, C.; DIONNE, J. A construção do saber: manual de metodologia da pesquisa em ciências humanas. Porto Alegre: Arte4s Médicas do Sul; Belo Horizonte: Editora UFMG, 1999.

LINS, S. Transferindo conhecimento tácito:uma abordagem construtivista. Rio de Janeiro: E-Papers Serviços Editoriais, 2003.

MARCONI, M. A.; LAKATOS, E.M. Técnicas de pesquisa. 6. ed. São Paulo: Atlas, 2006.

MIZUMO. Disponível em: . Acesso em: 25 abr. 2011.

PORÉM, M.E. A gestão da comunicação e da informação nas empresas contemporâneas sob a ótica da responsabilidade social. 2005. 224 fl. Dissertação (Mestrado). Universidade Estadual Paulista de Bauru. São Paulo.

RUSSO, M.Fundamentos em biblioteconomia e ciência da informação. Rio de Janeiro: E-Papers Serviços Editoriais, 2010.

SILVA, E L da; MENEZES, E. M. Metodologia da pesquisa e elaboração de dissertação. 3.ed. rev. atual. Florianópolis: Laboratório de Ensino a Distância da UFSC, 2001.

SIQUEIRA, M. C. Gestão estratégica da informação. Rio de Janeiro: Brasport, 2005.

TAKEUCHI, H; NONAKA, I. Gestão do conhecimento. Porto Alegre: Bookman, 2008.

Downloads

Publicado

2012-12-17

Como Citar

Porém, M. E., V. C. Bissoli dos Santos, e R. C. Baptista Belluzzo. “Vantagem Competitiva Nas Empresas contemporâneas: A informação E a Inteligência Competitiva Na Tomada De Decisões estratégicas”. Intexto, nº 27, dezembro de 2012, p. 195-12, https://seer.ufrgs.br/index.php/intexto/article/view/22959.

Edição

Seção

Artigos