Performance e teatralidade na publicidade pervasiva

análise dos cases Skyfall e Fantastic Delites

Autores

  • Fernanda Carrera Universidade Federal Fluminense (UFF)
  • Thaiane Oliveira Universidade Federal Fluminense

Palavras-chave:

Publicidade. Performance. Teatralidade. Cibercultura. Tecnologia pervasiva.

Resumo

A proposta deste artigo é refletir acerca da Performance, Teatralidade e Dramaturgia Social, presentes nas relações com os consumidores da experiência oferecida pela publicidade contemporânea, a qual denominamos de publicidade pervasiva por utilizar os princípios da computação ubíqua como parte da ação publicitária. Defendemos que a publicidade contemporânea utiliza campanhas que buscam cada vez mais oferecer experiências performáticas para atrair a atenção dos consumidores. Tomamos como análise dois cases internacionais, cujos princípios da publicidade pervasiva e da experiência performática são evidentes.

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Biografia do Autor

Fernanda Carrera, Universidade Federal Fluminense (UFF)

Doutoranda em Comunicação pela Universidade Federal Fluminense (UFF). Mestre em Comunicação e Cultura Contemporâneas pela Universidade Federal da Bahia (UFBA).

Thaiane Oliveira, Universidade Federal Fluminense

Mestre e doutoranda em Comunicação pela Universidade Federal Fluminense (UFF).

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Publicado

2014-07-14

Como Citar

Carrera, F., e T. Oliveira. “Performance E Teatralidade Na Publicidade Pervasiva: Análise Dos Cases Skyfall E Fantastic Delites”. Intexto, nº 30, julho de 2014, p. 184-01, https://seer.ufrgs.br/index.php/intexto/article/view/47564.

Edição

Seção

Artigos