Deliberação no jornalismo online: um estudo dos comentários do Folha.com

Autores

  • Rafael Cardoso Sampaio Universidade Federal da Bahia
  • Samuel Anderson Rocha Barros Universidade Federal da Bahia

Palavras-chave:

Deliberação online. Jornalismo online. Folha de S. Paulo.

Resumo

O artigo busca fazer uma avaliação do índice de deliberatividade dos comentários de leitores no site da Folha de S. Paulo. São analisadas 130 postagens vinculadas a duas notícias: a prisão do governador de Brasília, José Roberto Arruda, e o acordo sobre energia nuclear entre Brasil e Irã. Além dos comentários, analisaram-se o site do jornal, a ferramenta discursiva e o posicionamento político dos leitores. Conclui-se que houve um relevante índice de deliberação na discussão analisada, mas que os participantes buscaram mais a vitória na discussão que o entendimento mútuo. Ao final, são ponderados alguns potenciais de incremento democrático na oferta de ferramentas discursivas por sites jornalísticos.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Rafael Cardoso Sampaio, Universidade Federal da Bahia

É jornalista pela UFJF. Especialista em Comunicação e Política pelo Uni-BH. Mestre em Comunicação Social pela UFMG. Doutorando em Comunicação Social pela UFBA.Pesquisador do Centro de Estudos Avançados em Democracia Digital e Governo Eletrônico (CEADD) da UFBA. É jornalista pela UFJF. Especialista em Comunicação e Política pelo Uni-BH. Mestre em Comunicação Social pela UFMG. Doutorando em Comunicação Social pela UFBA

Samuel Anderson Rocha Barros, Universidade Federal da Bahia

É jornalista pela UFBA e atualmente atua em campanhas eleitorais. Pesquisador do Centro de Estudos Avançados em Democracia Digital e Governo Eletrônico (CEADD) da UFBA.

Downloads

Publicado

2010-12-20

Como Citar

Sampaio, R. C., e S. A. R. Barros. “Deliberação No Jornalismo Online: Um Estudo Dos comentários Do Folha.Com”. Intexto, nº 23, dezembro de 2010, p. 164-75, https://seer.ufrgs.br/index.php/intexto/article/view/16449.

Edição

Seção

Artigos