Antifilosofia: Jean Epstein e realismo especulativo
DOI:
https://doi.org/10.19132/1807-8583202048.229-245Palavras-chave:
Jean Epstein. Realismo especulativo. Antifilosofia. Teoria dos cineastas. A. N. Whitehead.Resumo
Este artigo tem como objetivo propor um diálogo entre o cinema e a teoria de Jean Epstein e o realismo especulativo. A interação de forças subjetivas e objetivas no cinema é um campo atraente de investigação para um realista especulativo, e a convicção epsteiniana de que o cinema nos abre para novos domínios do conhecimento do mundo está absolutamente sintonizada com esse movimento filosófico. Ao longo desse diálogo, esboçamos um modo diverso de pensar sobre o cinema: uma “antifilosofia”.
Downloads
Referências
DELLUC, Louis. Écrits cinématographiques, Tome I: le cinéma et les cinéastes. Paris: Cinémathèque française; Paris: Cahiers du cinéma, 1985.
EPSTEIN, Jean. L'intelligence d'une machine. Paris: Jacques Melot, 1946.
EPSTEIN, Jean. Le cinématographe vu de l’Etna. In: Écrits sur le cinéma, Tome I, 1927-1947. Paris: Cinéma Club/Seghers, 1974.
EPSTEIN, Jean. Bonjour cinema and other writings. Afterimage, London, n. 10, p. 9-38, 1981.
EPSTEIN, Jean. Magnification. In: ABEL, Richard (ed.). French Film Theory and Criticism, 1907-1939: volume 1, 1907-1929. New Jersey: Princeton University Press, 1988a.
EPSTEIN, Jean. The Senses 1. In: ABEL, Richard (ed.). French Film Theory and Criticism, 1907-1939: volume 1, 1907-1929. New Jersey: Princeton University Press, 1988b.
EPSTEIN, Jean. On Certain Characteristics of Photogenie. In: ABEL, Richard (ed.). French Film Theory and Criticism, 1907-1939: Volume 1, 1907-1929. New Jersey: Princeton University Press, 1988c.
EPSTEIN, Jean. Photogénie and the Imponderable. In: ABEL, Richard (ed.). French Film Theory and Criticism, 1907-1939: Volume 2, 1929-1939. New Jersey, Princeton University Press, 1993.
KELLER, Sarah; PAUL, Jason. (ed.). Jean Epstein: critical essays and new translations. Amsterdam: Amsterdam University Press, 2012.
MEILLASSOUX, Quentin. After Finitude: an essay on the necessity of contingency. London: Continuum Books, 2008.
RANCIÈRE, Jacques. A fábula cinematográfica. Campinas: Papirus, 2013.
SCHNEIDER, James. Cinema seen from the seas: Epstein and the Oceanic. In: KELLER, Sarah; PAUL, Jason. (ed.). Jean Epstein: critical essays and new translations. Amsterdam: Amsterdam University Press, 2012.
WALL-ROMANA, Christophe. Jean Epstein: corporeal cinema and Film Philosophy. Manchester: Manchester University Press, 2016.
WALL-ROMANA, Christophe. From Lyrosophy to Antiphilosophy: the thought of cinema in Jean Epstein. In: HERZOGENRATH, Bernd (ed.). Film as Philosophy. Minneapolis: University of Minnesota Press, 2017.
WHITEHEAD, Alfred North. O conceito de natureza. São Paulo: Martins Fontes, 1994.
WHITEHEAD, Alfred North. Process and reality. New York: Free Press, 1978.
Downloads
Publicado
Como Citar
Edição
Seção
Licença
Copyright (c) 2019 Julio Bezerra
Este trabalho está licenciado sob uma licença Creative Commons Attribution-NonCommercial 4.0 International License.
Os Direitos Autorais dos artigos publicados neste periódico pertencem aos autores, e os direitos da primeira publicação são garantidos à revista. Por serem publicados em uma revista de acesso livre, os artigos são de uso gratuito, com atribuições próprias, em atividades educacionais e não-comerciais.
A revista utiliza a Licença de Atribuição Creative Commons (CC BY-NC), que permite o compartilhamento de trabalhos com reconhecimento de autoria.